domingo, 28 de janeiro de 2024

ORAÇÃO GERAL - 4º DOMINGO DE EPIFANIA, TRIENAL B

Ó Senhor, nosso único Deus, Senhor da nossa vida e fonte da nossa salvação, nós te louvamos e adoramos, pois são grandes e maravilhosas as tuas obras. Não nos deixe esquecer de nenhuma delas. Aceita nossa gratidão por teres enviado o teu Filho Jesus, que nos tirou das trevas do pecado e nos deu a certeza da vida eterna. Louvado seja para sempre o teu nome.

Senhor Jesus, vieste em cumprimento à promessa de Deus e aqui e realizaste fielmente a tua missão e com autoridade ensinaste a tua doutrina. Tiveste compaixão por quem estava dominado por espíritos imundos e os aliviaste dos seus sofrimentos. Da mesma forma imploramos que a tua compaixão se estenda para os que estão atormentados pelas tentações do maligno ou que estão desnorteados quanto ao rumo que devem tomar.

Ó Santo Espírito, que a tua ação pela Palavra, Batismo e Santa Ceia ilumine, santifique e congregue o povo de Deus, na comunhão e no exercício da fé cristã. Envia servos que preguem e ensinem o Evangelho com autoridade. Encha o coração de todos os membros da Igreja para viverem em unidade de fé ativos no amor e para que o diabo não tenha força contra a igreja. Afaste a tua igreja de perseguições e ameaças para que ela possa crescer livremente.

Bondoso e amado Senhor, ajuda-nos a ser instrumentos teus, para levar teu amor aos que não tem paz, o teu cuidado aos que têm carência de alimentos e moradia, a tua esperança aos desanimados, o teu consolo aos doentes. Tem misericórdia dos que sofrem por enfermidades, fome, desespero e solidão e que clamam a tua ajuda. Que o teu amor seja para cada um deles o consolo na dor, a saúde na doença, a luz na escuridão, e a vida na morte.

Em tua misericórdia lembra-te das pessoas que sofrem injustamente castigos por crimes que não cometeram. Alivia o sofrimento das pessoas que foram vítimas de crime, ódio e violência.

Que o teu bondoso olhar resplandeça sobre cada um de nós, ó Senhor. Ouve nossa oração em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.


sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

JOÃO 1.43-51

João 1.43-51:

Versículo 45: "O fato de as profecias de todo o Antigo Testamento serem cumpridas em Jesus é parte do que João está propondo".[1]

Jesus achou a Filipe. Jesus foi em busca de Felipe. A NTLH traduz "foi procurar Felipe" e observa: "procurar é a palavra-chave. Quem começa a procurar é Jesus (vers 43) e logo outros passam a fazê-lo."[2] Felipe procura Natanael. O verbo grego usado é "eurisko" – achar ou descobrir. Quando se traduz por encontrar é encontrar algo que se procura. É Deus quem toma a iniciativa de "procurar" o pecado e não o pecador quem vai em busca de Deus.

"Jesus é aquele de quem Moisés escreveu" – outra maneira de dizer que ele é o Messias. João está constantemente mostrando que "o Antigo Testamento aponta para a vinda de Cristo".[3]

A preexistência do Verbo com relação a tudo (Jo 1.14) manifesta-se no seu encontro com as pessoas, pela anterioridade de seu olhar e a prioridade de seu chamado: "Antes que Filipe chama-lo, eu já tinha visto você debaixo da figueira" (Jo 1.48).

Versículo 49: Natanael também vê que em Jesus se cumprem as profecias do Antigo Testamento, quando exclamou: "Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". "Os pronomes pessoais enfáticos e a ligação de "Filho de Deus", com "Rei de Israel" mostram que João tem o Messias em mente".[4]

Elmer Teodoro Jagnow

[1] MORRIS, Leon. Teologia do Novo Testamento. Tradução Hans Udo Fuchs. São Paulo Vida Nova, 2003 , p. 273

[2] Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP, SBB, 2005, p. 1057

[3] MORRIS, Leon. Id. Idem. , p. 274

[4] MORRIS, Leon. Id. Idem. , p. 273

ORAÇÃO 2 DOMINGO APÓS EPIFANIA, TRIENAL B

Santíssimo Deus e Senhor, trazemos a ti nosso louvor e agradecimento por podermos celebrar a manifestação do teu Filho Jesus, como nosso Senhor e Salvador.

Obrigado por tuas incontáveis bênçãos em nossa vida. Como sabes tudo a nosso respeito, estamos certos de que também conheces todas as nossas preocupações. Que elas estejam sob a tua proteção e cuidados.

Senhor Jesus, obrigado porque vieste ao mundo e aqui enxergaste a nossa situação de pecadores e perdidos. Para nos salvar, tomaste sobre os teus ombros o peso da cruz, que teve o peso dos nossos pecados. Desde o Batismo estamos unidos contigo. Por tua graça mantenha-nos unidos a ti e dá-nos coragem e alegria para testemunhar do teu amor para o mundo. E neste tempo da Epifania em que lembramos tua manifestação para o mundo, manifeste o teu poder e a tua bondade, sobre nossos pastores que atuam fora do Brasil. Dá-lhes sabedoria e coragem e usa os dons deles para levar o teu amor para os povos de outras línguas.

Ó Santo Espírito, continue chamando e enviando profetas para tornar conhecida a salvação por meio de Jesus Cristo. Mova muitos corações para aceitar o convite de vir e ver o Messias prometido. Que pela fé, possam um dia vê-lo face a face, no Reino que não terá fim. Afasta-nos de todo o mal e santifique a nossa vida, para que o nosso corpo seja sempre um templo teu.

Olha com bondade, Senhor, para aqueles que enfrentam dores e sofrimentos e para aqueles que sentem culpas e remorsos.  Envia-lhes compaixão e graça, a orientação e o consolo da tua Palavra. Aos que estão internados nos hospitais envia-lhes a cura e a restauração. E aos que não tem mais esperança de cura, conforta-os com a esperança da ressurreição para a Vida Eterna.

Oramos por aqueles que estão começando uma nova etapa na vida, seja no trabalho ou nos estudos. Abençoe o esforço deles e que possam, no futuro, colher os frutos.

Oramos em nome de teu Filho e nosso Salvador. Amém.

David Karnopp

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO

De geração em geração, Fiel é o Senhor. 
De geração em geração, Celebro este amor. (bis) 

Porque o Senhor é bom (2x) 
A sua misericórdia dura para sempre. 
Porque o Senhor é bom (2x)
A sua fidelidade não tem fim. 

De geração em geração 
Sou Serva do Senhor. 
De geração em geração. 
Alegre é meu louvor. (bis) 

E agora o que eu vou falar. (De geração em geração.) 
E agora o que eu vou cantar. (De geração em geração.) 
E agora como eu vou viver. (De geração em geração.) 
Sirvo ao Senhor com gratidão. 

De geração em geração, 
Fiel é o Senhor. 
De geração em geração,
Celebro este amor. 
De geração em geração 
Sou Serva do Senhor. 
De geração em geração.
Alegre é meu louvor. (bis) 

Cifra da canção de Geração em geração


Partitura da canção de Geração em geração

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

SÊ FIEL, MEU AMIGO

1. Sê fiel, meu amigo, na sorte ou na dor. Sê fiel a Jesus, teu Senhor. Não desvies teu passo, não caias da fé, Não vaciles, mantém-te de pé. Fica firme no caminho; Não te esqueças de Jesus. Pois só ele pode dar-te Salvação por sua cruz.

2. Se o mundo quiser tua alma tentar, A Jesus é que deves buscar. Se o diabo, tentando, quiser te levar, Deves ler a Palavra e orar Fica firme no caminho; Não te esqueças de Jesus. Pois só ele pode dar-te Salvação por sua cruz. 

3. Ao findar esta vida, não tenha temor, Estarás com o teu Salvador; A coroa da vida tu vais receber E cantar a Jesus teu louvor. Fica firme no caminho; Não te esqueças de Jesus. Pois só ele pode dar-te Salvação por sua cruz.

SOPRANO PLAYBACK

CONTRALTO PLAYBACK

BAIXO PLAYBACK

VIOLÃO E VOZ

VOZ E VIOLÃO ALAIR E ALENCAR

↑BAIXAR

VERSÃO QUATRO VOZES

SOPRANO PLAYBACK

CONTRALTO PLAYBACK

TENOR PLAYBACK

BAIXO PLAYBACK

PARTITURA

↑BAIXAR

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

JESUS, EM TUA PALAVRA

Jesus, em tua Palavra encontro paz, perdão
também pelo Evangelho recebo a salvação.
Sempre andei aflito, tentando encontrar
no mundo um abrigo pra me refugiar.

Orava, meditava, lutava sem parar.
Por tudo eu corria, sem nada encontrar.
Todo o meu esforço em nada resultou,
e triste, sem descanso, o diabo me deixou.
O Espírito Santo um dia me chamou.
No Evangelho puro refúgio me mostrou.
Grande alegria a mim proporcionou,
porque eu não merecia o seu profundo amor.
Agora estou seguro, sem nada mais temer,
confio só em Cristo, Ele é o meu viver!
Toda a minha vida eu quero dedicar
a Cristo, grande Amigo, que veio me salvar.

PARTITURA

PARTITURA BAIXA ↑ AQUI

SOPRANO
CONTRALTO
TENOR
BAIXO

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

BEM VINDO AO DARMA

Bem-vindo ao DARMA, Pastor Eduardo! Recém-formado pelo Seminário Concórdia, e ordenado pastor ao final do ano de 2023, o Pastor Eduardo Lagaço recebeu e aceitou o Chamado da Paróquia Evangélica Luterana Esperança, com sede em Ariquemes/RO @ielb_esperanca @eduardo_lagaco , e a partir das próximas semanas, estará fazendo parte do Distrito Alto Rio Madeira @darmaielb . Estamos muito felizes com sua chegada, e desejamos que Deus abençoe sua instalação e Ministério.

pastor Eduardo Lagaço


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

SALMO 150

 Aleluia! Aleluia! Aleluia!


Louvai ao Senhor no santuário

Louvai-O no sublime firmamento

Louvai ao Senhor pelos seus feitos poderosos

Louvai-O pela sua imensa grandeza


Louvai-O ao toque da trombeta


Louvai-O ao som da cítara e da harpa


Louvai-O com tímpanos sonoros

Louvai-O com cordas e flautas

Louvai-O com címbalos sonoros

Louvai-O com címbalos retumbantes


Tudo que respira louve ao Senhor


Glória ao Pai e ao Filho

E ao Espírito Santo

Assim como era no princípio

Agora e sempre


Por todos os séculos [Contralto, Tenor e Baixo cantam: "pelos séculos"]


Amém! Amém! Amém! [O Tenor canta "Amém!" 4 vezes] 

Demonstração (Instrumental)


PARTITURA

Playback

Pode ser cantado Acappella.


Voz do Soprano


Voz do Contralto


Voz do Tenor


Voz do Baixo


SE A MÃO DE DEUS TOCAR EM MIM

Ó Pai do céu santo e Glorioso Deus
Sem Ti não posso andar sei que vou tropeçar
Toma a minha mão guarda o meu coração
Da noite escura do pecado e da loucura
De viver sem ti põe-me em Teus braços
Guarda meus passos pra que eu não queira
Nem nunca venha me afastar de Ti

Se a Mão de Deus tocar em mim Terei a força pra vencer
Pra ser vitorioso enfim a Ti preciso me apegar
Eu já não quero mais ficar sem Tua proteção Senhor!
Eu quero desejar a cada dia estar
Mais perto de Jesus ó Deus de amor

Bondoso Redentor dias difíceis vem
Os quais enfrentarei manda Teus anjos
Pra me guardarem dos meus temores
Desse mundo e seus horrores onde reina o mal

Põe um escudo constrói um muro
A minha volta pois o que importa
É viver pra Ti, pra Ti sim nessa hora
O que importa importa 
É viver pra ti é viver
Só viver pra Ti


Demonstração

PARTITURA

playback

Voz do Primeiro Tenor


Voz do Segundo Tenor


Voz do Barítono


Voz do Baixo