Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de julho de 2019

ALZHEIMER, RAZÃO E EMOÇÃO

Você não consegue lembrar onde deixou a sua carteira, nem a chave do seu carro. Você liga o chuveiro para tomar banho e sai do banheiro, deixando o chuveiro ligado. Você liga o fogão para cozinhar algo e acaba esquecendo o fogo aceso. Na rua, você não lembra de jeito nenhum onde é a sua casa. E o pior, você não consegue reconhecer nem mesmo as pessoas mais amadas da sua vida. Seus filhos são apenas desconhecidos, pessoas sem nome. Você nem lembra mais quem é você, de onde veio, para onde vai. Sua história vai apagando-se enquanto você ainda vive. Sua vida vai tornando-se blocos cinzas e indecifráveis.

 Triste, não é mesmo? Esta é a doença de Alzheimer. Manifesta-se especialmente nas pessoas acima dos 65 anos. Doença cerebral misteriosa e cruel. Começa com pequenos esquecimentos. É incurável. Leva à demência. Neurônios vão morrendo, pouco a pouco. E com eles também morrem as lembranças, os nomes, a identidade, a história de toda uma vida. Isto traz sofrimento ao enfermo e às famílias que, devido a doença, tornam-se pessoas desconhecidas, sem nome, sem história.

Parece que não é à toa que assim diz o Senhor: "E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus" (Filipenses 4.7). Deus quer guardar o coração e a mente, a razão e a emoção, a inteligência e os sentimentos. Mesmo quando a doença de Alzheimer destruir lentamente a razão e a emoção. A paz de Deus guarda os que estão unidos com Jesus, mesmo quando a história da vida vai apagando-se lentamente, ainda vivo. Ninguém entende a graça de Deus, de tão maravilhosa. A união iniciada com Cristo no dia do Batismo é maior do que qualquer grau de Alzheimer. Fé cristã não é resultado de nossos esforços racionais e emocionais, mas é milagre criado por Deus em corações e mentes de bebezinhos, crianças, jovens, adultos e idosos. Pela sua Palavra, o Senhor guarda a mente e o coração, sejam eles saudáveis ou enfermos.

Então fica a dica: "em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor" (Romanos 8.39). Nada nos separa do amor de Deus, nem a doença de Alzheimer. Nem mesmo quando alguém torna-se prisioneiro de seu próprio cérebro, que lhe rouba a história da sua vida. Jesus ressuscitou e garante a nova vida na eternidade, onde vidas serão plenamente restauradas de suas enfermidades, culpas e sofrimentos. Por isto, pedimos: vem, Senhor Jesus!

Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS

...