Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de agosto de 2023

DOS CAIXAS ELETRÔNICOS À BONDADE DE DEUS

Algo bem pitoresco na infância é a relação, por vezes inocente, com o dinheiro. Lembro-me de uma vez que fui alertado pelos meus filhos, ainda pequenos, sobre a facilidade que é ir a um caixa eletrônico e pegar dinheiro. Diante desta aparente generosidade de uma agência bancária, logo veio o questionamento do porquê ainda há pessoas famintas e necessitadas no mundo, se é só passar no caixa eletrônico!  
    Bem, depois das devidas explicações de que o caixa eletrônico não é tão generoso assim, logo me veio à mente um texto bíblico sensacional. Que nos convida a sorver toda a bondade e misericórdia de Deus, em toda sua riqueza e compaixão. O texto é de Isaías 55. Neste texto, há um convite gracioso: "Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova". 
    Com uma linguagem que lembra as finanças, Deus quer ensinar a sua misericórdia. Ele convida a achegar-se diante dele os que não têm dinheiro, os sedentos. Óbvio que aqui Deus não fala do bolso, mas do coração. Ele fala para corações empobrecidos em suas culpas. Arruinados em suas idolatrias vazias. Deus convida os corações falidos na vida a se fartarem em sua riqueza, em seu amor, em seu perdão.  
    Vivemos em sua sociedade onde tantas riquezas contradizem com corações tão pobres. A ostentação nas redes sociais, por vezes, é como uma fina casca que esconde um vazio tão grande. Hoje, muitos olham-se no espelho e sentem a dor da pobreza. Não financeira, mas aquela que deixa uma vida vazia e sem sentido, mesmo que esteja mergulhada em ouro. O convite do SENHOR continua a ecoar ainda hoje. Venham! Saciem-se! Fartem-se! Refugie o pobre coração no amor e na misericórdia de Deus. Escute o SENHOR. Preste atenção à sua Palavra. A vida será nova.  
    É de graça. Completamente de graça. Isto não significa que tudo isto seja leviano ou até mesmo sem valor. Afinal, no bom popular, coisas boas custam caro. O nosso perdão custou caro. Custou uma vida. Sangue derramado. Não foi o meu, nem o seu. Nosso sangue é desvalorizado, incapaz de comprar perdão. Foi o rico sangue precioso de Jesus derramado na cruz. A morte e ressurreição de Jesus garantem perdão e salvação a todo aquele que nele crer.  
    Então fica a dica: vinde, saciemos nosso pobre coração na misericórdia de Deus. Vinde, ouçamos o SENHOR. Vinde, tenhamos vida através de Jesus. É de graça. Ao contrário dos caixas eletrônicos que despertam a curiosidade das crianças. 

II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL - REGIÃO NOROESTE

Aconteceu no distrito Novo Paraíso (Canelinha) em Espigão d’Oeste, o 2° Congresso de leigos da Regional Noroeste, composta pelos três distritos do estado de Rondônia, Acre e sul do Amazonas: Distrito Alto Rio Madeira DARMA, Distrito Rio Machado DIRIMA e Distrito Vale do Guaporé DIVAGUA , sob o lema: Enraizados em Cristo (Colossenses 2.6-7) e versículo base “...desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3.15).

Como parte da programação tivemos: palestras com o pastor Adelar Munieweg da Hora Luterana, devoções apresentadas pelos três distritos (individualmente), Eleição da nova diretoria ficando assim composta: Teatro apresentado pela congregação local.

Presidente: Aldir Soares Costa - Congregação Santíssima Trindade de Ji-Paraná.

Vice-presidente: Edemilson Eller Anerth da Congregação Cristo para Todos de Cacoal.

Secretário: pastor Tiago Schuambach Caitano da Congregação Concórdia de Rolim de Moura.

Vice-secretário Francisco Almeida Alves da Congregação Concordia de Cacoal.

Tesoureiro: Carlos Orlando Teichmann da Congregação Cristo de Ouro Preto do Oeste.

Vice Tesoureiro: Lino Ghilardi da Congregação Bom Pastor de Nova Brasilândia do Oeste.

Pastor Conselheiro: Vilson Welmer da Congregação Cristo de Ouro Preto do Oeste e Pastor Conselheiro Valcir Siring da Congregação Ressurreição de Ministro Andreazza.

Conselho Fiscal: José Gonçalves de Souza, da Congregação Paz de Alta Floresta. Conselho Fiscal: Anderson Loose da Congregação Cristo para Todos de Ji-Paraná e

Conselho Fiscal: Selmiro Luiz Germano da Congregação Concórdia de Cacoal. 

 II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, ESPIGÃO DO OESTE, RO

II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, ESPIGÃO DO OESTE, RO
II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, ESPIGÃO DO OESTE, RO
II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, ESPIGÃO DO OESTE, RO
Congresso ielb
Congresso ielb
II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, ESPIGÃO DO OESTE, RO
II CONGRESSO DE LEIGOS LUTERANOS DO BRASIL, ESPIGÃO DO OESTE, RO
Instalação da nova diretoria
Segue a Ata do Congresso

...