Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

SERMÃO - MATEUS 3.1-12

Sermão – Mateus 3.1-12
Tema: João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor!
    Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.
    Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas.” Quando escreveu essas palavras ao povo de Israel (Is 40.3), uns 700 anos antes de Cristo, a pessoa que o profeta Isaías tinha em mente era João Batista, primo de Jesus e personagem principal de nosso texto. 
    Tanto no Antigo como no Novo Testamento havia o costume de anunciar a vinda de um príncipe e preparar-lhe o caminho em suas viagens. João foi o precursor de Jesus, com o propósito de preparar, por meio da pregação e do batismo, os corações e as mentes do povo, para a vinda do grande Rei da Misericórdia e a chegada do Reino dos Céus. O caminho do Rei precisa ser: reto, sem os desvios da hipocrisia; sem pecados ocultos; sem dar as voltas e curvas do egoísmo.
    Com sua pregação pedindo arrependimento com confissão sincera de pecados e o batismo, João estava preparando o povo para a vinda de Jesus. Sua pregação não era “politicamente correta” nem suave. Quando alguns líderes religiosos vieram receber seu batismo, provavelmente para agradar ao povo, mas sem arrependimento verdadeiro e contando que seriam salvos por Deus só porque eram descendentes de Abraão, João Batista foi duro com eles: LER v. 7b-10.
    Essa pregação dura contra o pecado, o orgulho e a hipocrisia não mudou depois de João Batista. O próprio Jesus disse logo depois de ser batizado pelo mesmo João: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho (Mc 1.15). É a pregação da Lei de Deus, que quer nos levar a reconhecer que somos pecadores perdidos e que não podemos nos salvar nem entrar com nossos esforços no Reino dos Céus. 
    Aos arrependidos, João pregava o Evangelho, a boa notícia de que Deus faz através de Jesus o que nós podemos fazer, pois como diz o Batista, Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.129). Em nosso texto este Evangelho aparece nos v. 11 e 12, quando João diz que Jesus nos batizará com seu Espírito Santo e que ele recolherá o seu trigo no celeiro, ou seja, salvará os que nele creem. 
    Este Evangelho também não mudou. Hoje, quando alguém se arrepende ao ouvir a Lei de Deus e crê em Jesus como o Cordeiro de Deus, que o perdoa e salva, esta pessoa entra no Reino dos Céus e recebe salvação completa e eterna.
    Por isso, a missão de João Batista continua. Podemos dizer assim: João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor!
    Para que as pessoas possam ouvir a Lei e o Evangelho, eu e vocês, como João, precisamos hoje preparar o caminho do Senhor na vida delas, isto é, precisamos fazer chegar aos ouvidos, olhos e corações das pessoas a mesma Palavra de Deus que nós recebemos.
    Como diz nosso novo lema, enraizados e edificados em Cristo, João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor. Ao começarmos mais um tempo de Advento, precisamos nos avaliar e perguntar: 
- Estamos sendo enraizados e edificados em Cristo, crescendo na fé, no conhecimento bíblico e na vida cristã, participando sempre dos cultos e estudos onde recebemos a Palavra e a Santa Ceia?
- Temos proclamado a Lei com coragem e firmeza e o Evangelho com alegria e pureza entre nós e aos que ainda não creem?
- Damos testemunho do que cremos, ensinamos e confessamos na vida diária e nas redes sociais, com palavras, ações e reações que apontam para o Cordeiro de Deus, o Salvador Jesus?
- Preparamos o caminho do Senhor Jesus para nossos filhos e familiares, ensinando-os em casa e trazendo-lhes sempre aqui?
- Apoiamos o Reino de Cristo com trabalho, orações, ofertas e dons?
    Assim como enviou João Batista, hoje eu e vocês somos enviados por Deus para preparar o caminho do Senhor Jesus para muitos. Hoje esta missão é nossa, meus irmãos, e não podemos esperar que outros a cumpram, ficando de braços cruzados.
    Hoje, João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor. Para cumprirmos essa missão com alegria e coragem, precisamos estar firmes na fé em Jesus até que ele volte e nos recolha em seu celeiro - a vida eterna. Por isso, pedimos que que ele derrame continuamente sobre nós o mesmo Espírito que ele recebeu, como lemos em Isaías 11.2: O Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 
João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor. Cheios do Espírito Santo, pela fé que temos, levamos o Cordeiro Jesus a todos que Deus colocar em nosso caminho. Amém. 
Rev. Leandro D. Hübner - 2022

...