Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2022

CONFIRMAÇÃO LUTERANA

A Igreja se faz presente em todas as fases da vida das pessoas. Chegada a adolescência, as comunidades da Igreja Evangélica Luterana do Brasil oferecem um curso denominado Ensino Confirmatório. Concluído o período de Ensino Confirmatório o/a jovem está pronto para a Confirmação. A comunidade reúne-se com pais, padrinhos em culto público, o culto de confirmação, e o/a jovem professa publicamente a sua fé, diante de Deus e da comunidade.

Antes de mais nada, é preciso que se diga que a confirmação da fé não é uma 'confirmação do batismo', como se poderia supor. O batismo tem validade em si, pois não é uma promessa transitória nem carece de qualquer ato adicional. Dentro da pedagogia da fé, a confirmação representa uma continuidade com o batismo.

Em um outro momento de sua vida, a/o jovem dá seguimento à sua vida de fé numa etapa de maturidade. Nessa nova etapa o jovem passa a assumir maiores responsabilidades no testemunho do Povo de Deus, no qual ingressou pelo batismo. Através da preparação, ele tem a oportunidade de se preparar para isso e se aprofundar nos ensinamentos que vem recebendo desde o batismo. É o tempo de assegurar-se das verdades a ele confiado, examinando criticamente as bases de sua fé.

Ainda que não se trate de sacramento, o ofício da confirmação é uma grande festa da comunidade cristã onde o jovem reitera a sua disposição de seguir firme na comunhão dos santos, na vivência autêntica de uma fé que se sabe fundada na graça de Jesus, no exercício da liberdade baseada no amor a Deus e ao próximo.

A confirmação é privilégio e  compromisso! A confirmação é celebração da vida como grande presente, como grande dom. Ao mesmo, bênção compromete e o Espírito desafia. A comunhão na Ceia do Senhor envia para o mundo, onde a vida do cristão deve ser sal e luz. Nesse sentido, a confirmação, como chamado à uma oferta de vida plena de sentido, é também compromisso

E assim que no dia 24 de junho, três jovens fizeram a sua CONFIRMAÇÃO na Congregação Cristo de Ouro Preto do Oeste. São os jovens: Andrey Willains de Souza Kister; Jhonatan Barbosa Pagung Jann; Renata Rocha Knoblauch.

Que Deus sempre os abençoe na promessa que fizeram diante do Senhor.

 Confirmação Luterana - Ouro Preto do Oeste, RO

Confirmação Luterana - Ouro Preto do Oeste, RO
Confirmação Luterana - Ouro Preto do Oeste, RO
Igreja Luterana - Ouro Preto do Oeste, RO

...