Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

CAPELANIA COM JESUS 2022


 

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS, IELB OURO PRETO, PELCRISTO, PELCOPO

Salmo 67
Deuteronômio 8.1-10
1 Timóteo 2.1-4
Lucas 17.11-19 
    A boa terra produz frutos generosos para nutrir e preservar a vida. Essa boa dádiva procede da generosidade, bondade e graça de Deus (Deuteronômio 8.1-10). Por isso, em oração e súplica oferecemos ações de graças a Ele, contentes em todas as circunstâncias, gratos pelo sustento necessário para nosso corpo, alma e espírito (1 Timóteo 2.1-4). Assim também, quando Deus remove a enfermidade por meio de sua Palavra, nos enchemos de alegria em sua onipotente graça e poder (Lucas 17.11-19). 
    Lutero escreveu: “Deus nosso Senhor deseja – com toda razão – que lhe demos a honra de agradecer por todos os seus benefícios. Na verdade, deveríamos fazer isso com gosto e boa vontade, pois trata-se de algo que não exige muito esforço e trabalho. Pois quanto custa voltar-se a Deus para dizer: “Senhor, tu me deste pés, mãos, olhos, isso e mais aquilo, tudo perfeito; agradeço-te do fundo do coração por tudo isso, pois são dádivas que recebi de ti”. Por outro lado, quanto lhe custa agradecer a seu pai ou sua mãe, a seu esposo ou sua esposa, a seu próximo quando lhe fazem um favor? Não é tão custoso assim, e deveria ser feito apenas para que se possa verificar que você se agradou do que lhe fizeram... As pessoas gostam de ouvir uma palavra de agradecimento, e isso lhes faz muito bem. O agradecimento também motiva as pessoas a ajudarem mais ainda numa próxima vez... Se vocês quiserem ser cristãos piedosos, aprendam a ser gratos, primeiramente a Deus, nosso gracioso Pai celeste, que nos dá corpo e vida e os sustenta; além disso, também nos dá tudo que se relaciona com a vida eterna. Sejam também gratos a seus pais, amigos, vizinhos e todos aqueles que fazem o bem para vocês, e retribuam-lhes o bem que fizeram. Assim que, se não for possível retribuir com obras, demonstrem sua alegria e gratidão por meio de palavras.” (Devocionário Castelo Forte, 1983)

JOGRAL: O QUE FAZ UM NATAL SER VERDADEIRO?

Narrador: Que faz parte de um verdadeiro Natal? Um vestido novo? Uma casa brilhando de limpeza? Uma festa com muita comida e tudo mais? Presentes não podem faltar e menos ainda a árvore de Natal enfeitada com velas e bolinhas coloridas. Sim, se nada disso faltar, então realmente será Natal. Será? Essa é a opinião de muita gente!

(____________________) (entra com uma vassoura e pano): Limpar os vidros, arrumar os armários, lustrar o assoalho. Enfim, lembrar-me de tudo. Para mim só pode ser Natal se minha casa reluz como espelho.

(____________________) (Com pacotes de presentes) : Estou cansada de tanto correr. Há tantas compras a fazer. Um suculento assado – esse vai ser o ponto alto da festa. As crianças virão nos visitar. Tomara que eu não tenha esquecido nada. Pois na ceia de Natal não pode faltar nada. Isso estraga a festa.

(____________________) (Entra apressada) : Estou com muita pressa, minha gente. Ainda quero fazer um pacote com as mais lindas coisas que escolhi para meus filhos que estão longe. O correio fecha as 5 horas. Preciso ir andando. Sim, minha maior alegria de Natal é poder alegrar meus filhos com alguns presentes. E eu bem sei o que eles adoram.

(____________________) (Entra procurando algo) : Onde será poderei achar uma árvore de Natal bem bonita? Sim (apontando para a árvore de Natal na Igreja) essa é do meu gosto e também cabe bem na nossa sala. Mil reais? Tá caro! Mas vou ter que comprar, pois sem pinheirinho o que seria do Natal?

(____________________) (Entra com um vestido na mão) : Estou voltando da costureira. Olhem só que vestido lindo ela fez. Do jeito que gosto. Que seria do Natal se a gente não tivesse roupa nova para vestir?

Narrador: Para alguns, uma casa limpinha. Para outros uma ceia de Natal e visita das crianças. Presentes para serem despachados pelo correio, o pinheirinho, o vestido novo. Tudo isso era preciso para que possam festejar o seu Natal. Sem isso não haveria a alegria de Natal. Mas, essas coisas na verdade, não são nada em relação o que Jesus nos quer dar no Natal. Essas coisas alegram hoje e podem ser realmente belas e boas, mas aquele que nasceu no Natal quer nos dar uma alegria duradoura e um sentido mais profundo para a nossa vida.

(_____________________) A casa que parece nova após o trabalho de uma boa limpeza pode ser símbolo de pureza que o Salvador nos quer dar, perdoando os nossos pecados. Pois “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.”

(_____________________) A ceia de Natal, que sacia a fome, quer mostrar que Cristo veio a esse mundo para saciar os anseios do nosso coração por um mundo onde há abundância de amor e paz. Jesus Cristo diz: “Eu Sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede”.

(_____________________) Os presentes com as quais nos alegramos, querem ser um símbolo do maior de todos os presentes: A vinda de Jesus Cristo para a nossa salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

(_____________________) O pinheirinho com seus ramos verdes aponta para a vida eterna, a esperança do nosso Senhor. O apóstolo João diz : “Quem tem o Filho de Deus, tem a vida eterna.”

(_____________________) O vestido novo pode representar a vida nova que o Menino da manjedoura nos quer dar. Sem esse vestido que nos justifica perante Deus, não poderíamos jamais comparecer na sua presença. O apóstolo Paulo diz: “Somos justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”

(_____________________) : Muitos também pensam que a alegria do Natal depende do vestido novo, da casa limpa, do pinheirinho, da ceia de Natal ou dos presentes que recebem e dão. 

(_____________________)  Tudo isso alegra por pouco tempo. Que faz então um Natal ser verdadeiro? A notícia que os anjos deram aos pastores de Belém, que anunciaram dizendo:

TODOS: “Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que e Cristo, o Senhor.”

(____________________) Com essa alegria e fé, desejamos a todos um FELIZ E ABENÇOADO NATAL com a presença de JESUS!

AÇÃO DE GRAÇAS POR UMA BLACK FRIDAY

Ouro preto do oeste, roNovembro nos proporciona duas datas interessantes. Porém, um tanto quanto contraditórias. De um lado, o Dia de Ação de Graças. Tempo de desacelerar, refletir, colocar na balança as inúmeras bênçãos. De outro lado, a agitação da Black Friday. Filas e atropelos pelos corredores das grandes lojas. Plantão e atenção nos grandes sites aguardando a promoção relâmpago.

Mesmo que estas datas nos apontem um certo paradoxo, ainda assim, é possível conectá-las. No Dia de Ação de Graças, podemos louvar por uma Black Friday. Antes que as conexões neurais nos induzam para uma eterna gratidão por excelentes descontos e pechinchas da Black Friday, lhe convido a viajar no tempo. E louvar não por um descontinho, mas por uma conta que foi paga. Completamente quitada!

Viajemos a uma sexta-feira onde a criação se revestiu de escuridão. "Mais ou menos ao meio dia o sol parou de brilhar, e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde", nos relata Lucas 23.44. Não por acaso. Deus estava na cruz. Humilhado. Debochado. Ensanguentado. Tratado como um criminoso de repúdio à sociedade. Porém, inocente. Santo. Poderoso. Digno. "Estava sendo castigado por causa das nossas maldades", já havia profetizado Isaías a respeito desta cena. E, do alto da cruz, o Cristo profere o veredito final: "Tudo está completado!" (João 19.30). Tetélestai! A dívida está paga! Está consumado! "Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz" (Colossenses 2.13-14).

Na Sexta-Feira Santa, a grande Black Friday. Que escancara o tamanho da culpa. Que aponta para a graça e o amor de Deus em quitar a dívida e oferecer este perdão a mim e a você. Com o coração mergulhado neste núcleo da fé cristã, não há como não viver intensamente o Dia de Ação de Graças. Não é mesmo?

O Dia de Ação de Graças nos lembra que é preciso ter um endereço para nosso louvor. Não é um dar graças ao universo. Ou às forças misteriosas da natureza. Ou, à vida! Tão pouco a uma estatua carregada por multidões. O Salmo 136 reforça o endereço do nosso louvor: "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre".

Então fica a dica: "Aleluia! Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu" (Salmo 150.1).

Pastor Bruno Serves

Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB)

...