Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de março de 2023

EBI - O CHAMADO DE ABRAÃO

O chamado de Abraão - EBI

GENESIS 12 – O CHAMADO DE ABRAÃO
░░░░░░  O QUE DIZ A HISTÓRIA ░░░░░░
Certo dia, Deus estava muito triste com as maldades que as pessoas estavam fazendo. A maioria delas tinha se esquecido do que ele tinha feito de bom. Por causa disso, ele resolveu formar um povo que fosse só seu.
Para iniciar a formação desse povo, Deus chamou um homem chamado Abraão, que morava numa cidade chamada de Ur.
Na vizinhança de Abraão viviam pessoas que adoravam outros deuses, chamados de ídolos. Deus disse para Abraão: “Eu quero que você se mude daqui. Eu quero levar você para uma terra muito bonita. Quando você estiver morando lá, eu vou lhe dar um filho. Aos poucos a terra será habitada por seus filhos. E um dia o Messias (Jesus Cristo) vai nascer dos seus descendentes.
Abraão obedeceu a Deus e foi para a terra de Canaã com sua mulher Sara e seu sobrinho Ló, e lá moravam em tendas.
Abraão e Sara não tinham filhos.
Deus disse para Abraão: “Você não tem filho agora. Mas olha para as estrelas do céu. Você pode conta-las?
Abraão não conseguiu conta-las. “Exatamente assim será sua descendência. Serão tantos que você não poderá contar todos”, disse Deus.
Abraão acreditou em tudo o que Deus lhe disse.
Abraão acreditou que Deus iria cumprir sua promessa.
Porque Abraão acreditava em Deus na promessa de Deus, este o amava e era seu amigo.
Deus disse que, em Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas. É que desse povo nasceria Jesus, para salvar os homens de suas maldades.
 ░░░░░░░░░░░░░░░░░ O MAIS IMPORTANTE   ░░░░░░░░░░░░░░░░
Partindo de Abraão, Deus prepara para si um povo do qual haveria de nascer, o Messias.
A exemplo de Abraão, quando nossa fé corre perigo, convém renunciar, se preciso, a amigos, posição e vantagens materiais.
Confiemos nossa vida a Deus, mesmo devendo trilhar caminhos incertos neste mundo.
 ░░░░░░░░░░░░░░░   ATIVIDADES - ESCOLINHA   ░░░░░░░░░░░░░░░░
1.   Responda as perguntas
01) Como se chamava o lugar onde vivia Abrão e sua família? (Gn. 11, 28) 
02) Como se chamava a mulher de Abrão? ( Gn. 11, 29b) 
03) A mulher de Abrão era estéril, o que significa? (Gn. 30)
04) Quando saiu de sua terra em atendimento ao chamado do Senhor, para onde foi Abrão inicialmente? (Gn. 31)
05) O Senhor não se agradou de ver Abrão desobedecê-lo da primeira vez e faz um novo apelo, que apelo foi esse? (Gn. 12,1)
06) Quando o Senhor chamou Abrão, disse para onde ele deveria ir? O que Ele disse? Gn. 121b)
07) Qual a promessa que o Senhor faz a Abrão? ( Gn.12:2-3)
08) Quantos anos tinha Abrão quando saiu de Harã para seguir ao Senhor? (Gn. 12:4)
O CHAMADO DE ABRAÃO - DOCUMENTO WORD

LITURGIA 2° DOMINGO NA QUARESMA, TRIENAL A

PARÓQUIA CRISTO - OURO PRETO DO OESTE, RO

Pr. Vilson Welmer || Fone (69) 9.9341-9091 || vilsonw@yahoo.com.br

www.pelcopo.blogspot.com.b  || www.instagram/pelcristo

2° DOMINGO NA QUARESMA

SAUDAÇÃO.

HINO: HL 149 – A ti, Senhor, cantar queremos.

1. A ti, Senhor, cantar queremos porquanto não há nenhum outro Deus a ti louvores renderemos por teu poder que tu nos dás dos céus. Aceita a nossa adoração, Senhor por Jesus Cristo, nosso Mediador

2. Ó Deus, atrai-nos ao teu Filho e por teu Filho nos retorna a ti nos ilumine o excelso brilho de teu Espírito na treva aqui. Deixando-nos a tua paz provar e tua imensa graça celebrar

3.Com profundíssimos gemidos perante ti por nós irá rogar por ele fomos convertidos e ao nosso espírito vem confirmar. Que somos filhos teus, celeste Pai seu santo nome, ó crentes, invocai.

 4. Brotando sempre ardente prece por seu poder, de nosso coração. Teu coração se compadece de nós, ó Deus da eterna salvação. Jamais, jamais tu poderás negar a súplica de quem a ti clamar

 

INVOCAÇÃO. 

O - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

C - Amém.

CONFISSÃO DE PECADOS

O – O nosso socorro está em o nome do Senhor.

C - Que fez o céu e a terra.

O - Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões.

C - E tu perdoaste a maldade do meu pecado.

O - Foram os nossos pecados levaram o Filho de Deus à cruz. Jesus teve que derramar o seu sangue por nós, para nos salvar.

C- Corre uma fonte divinal de sangue do Senhor; ali terá perdão real o pobre pecador.

O - Está escrito na Bíblia Sagrada: "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1.7).

C- Eu nessa fonte banharei o impuro coração; de Cristo então receberei completa redenção

O - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 Jo 1.9)

C- Lavado assim, me ajuntarei a toda multidão dos santos fiéis que, junto ao Rei ao pé do trono estão.

O - "Compadece-te de mim, ó Deus, ... e, segundo a tua misericórdia, apaga todas as minhas transgressões" (Sl 51.1)

T-         Por amor do Jesus crucificado, que por mim morreu. Amém.

C – Teu grande e divinal amor desejo aqui cantar; nos céus, porém, Senhor, melhor espero te louvar.

ABOLVIÇÃO

O – O - A Bíblia diz: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus" (Rm 5.20). Por ordem do Cristo crucificado, eu vos perdoo todos os pecados.  Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.  C - Amém.

HINO: Para os montes olharei

1. Para os montes olharei de onde vem a salvação meu socorro vem Deus o Senhor da criação.

O Senhor é quem te guarda guardará de todo o mal tua entrada e tua saída desde agora até o final.

2. O Senhor é quem te guarda não te deixará cair como a Israel guardava não dormiu nem vai dormir.

O Senhor é quem te guarda guardará de todo o mal tua entrada e tua saída desde agora até o final.

3. O Senhor é quem te guarda sempre a tua destra está Nem de dia, nem de noite mal algum te ofenderá.

O Senhor é quem te guarda guardará de todo o mal tua entrada e tua saída desde agora até o final.

SALMO: 121.

GLÓRIA PATRI T - Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, como era no princípio, agora é e por todo o sempre há de ser!  Amém.

KYRIE - Senhor, tem piedade de nós. Cristo, tem piedade de nós. Senhor, tem piedade de nós.

ORAÇÃO DO DIA.

Todos: T - Onipotente Deus!  Guia, santifica e governe nossa vida para andarmos nos teus caminhos. Preserva nosso corpo e alma das tentações do Diabo, do mundo e do nosso coração pecaminoso.  Que nesse culto e em todo o período de quaresma possamos refletir sobre os sofrimentos, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.   Que a salvação que Jesus conquistou para nós traga ânimo, alegria e gratidão para nossa vida.  Habita entre nós com tua graça, misericórdia e perdão.  Por Cristo, o nosso Salvador.  Amém.

 

AS BÍBLICAS: Genesis 12.1-9

HINO: Em nada ponho a minha fé

1. Em nada ponho a minha fé, senão na graça de Jesus; no sacrifício remidor, no sangue do bom Redentor. A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor. Estão firmados no Senhor.

2. Se lhe não posso a face ver, na sua graça vou viver; em cada dor a suportar, sempre hei de nele confiar. A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor. Estão firmados no Senhor.

3. Sua promessa é bem real, abriga-me no temporal; ao vir cercar-me a tentação, é Cristo a minha salvação. A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor. Estão firmados no Senhor.

4. Quando o clarim ao fim soar, irei com ele me encontrar; desfrutarei da redenção com todos que no céu estão. A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor. Estão firmados no Senhor.

LEITURAS BÍBLICAS: Romanos 4.1-8;13-17; João 3.1-17

CONFISSÃO DE FÉ. Credo apostólico

HINO. HL 321 – Quero estar Jesus contigo

1. Quero estar, Jesus, contigo e aonde fores, te seguir. És o meu fiel amigo, só a ti irei servir.És o autor de minha vida, de minha alma benfeitor. Toda a força para a lida vem de ti, ó Salvador.

2. Quem seria semelhante a Jesus no seu amor, que na cruz, agonizante, se tornou meu Redentor? Sei que devo dedicar-me ao que a vida deu por mim e que devo declarar-me fiel a Cristo até o fim.

3. Sou por ti acompanhado na alegria e no amargor; quero estar, pois, ao teu lado para sempre, ó bom Senhor. Eu espero o teu chamado a deixar o mundo aqui, pois está bem preparado quem confiar somente em ti.

MENSAGEM.       

OFERTÓRIO: Cria em mim ó Deus...

OFERTAS: HL 222 – Graças dou por esta vida

1. Graças dou por esta vida, pelo bem que revelou. Graças dou por meu futuro e por tudo que passou, pelas bênçãos derramadas, pela dor e, na aflição, pelas graças reveladas; graças dou por teu perdão.

2. Graças pelo azul celeste e por nuvens que há também, pelas rosas no caminho e os espinhos que elas têm, pela escuridão da noite, pela estrela que brilhou, pela prece respondida e a esperança que falhou.

3. Pela cruz e o sofrimento e a feliz ressurreição, pelo amor que é sem medida, pela paz no coração, pela lágrima vertida e o consolo que é sem par, pelo dom da eterna vida - sempre graças hei de dar.

ORAÇÃO GERAL:

Querido Pai celestial, sabemos João 3:16 de cor. Obrigado pela sua verdade. Você amou tanto o mundo! Tu destes o teu único Filho! Agora temos a vida eterna, não a condenação! Obrigado pelo seu amor. Pelo seu Espírito, deixe que nossas vidas reflitam esse amor – para Ti e para as pessoas que ainda não conhecem o seu amor ou crêem na sua Palavra. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Sopre o vento do teu Espírito através da Tua Igreja. Ilumine a Igreja para que ela manifeste a Vida de teu Filho e assim possa a Igreja reviver todos os que estão feridos e morrendo dos ataques do pecado, da morte, do diabo. Faça da Igreja o teu «hospital», capaz de aproximar Jesus as pessoas quebrantadas e pecadoras. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Vigiai os nossos irmãos perseguidos em todo o mundo quando eles clamarem por Tua ajuda. Conserva-os de todo o mal. Conceda arrependimento, perdão e nova vida aos seus algozes/perseguidores. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Nicodemos, um professor em Israel, precisava do desafio, da sabedoria e das palavras de vida que só Jesus poderia dar. Fazei com que todos os que procuram ser pastores, mestres e teólogos se sentem sempre aos pés de Jesus. Enchei-os com o seu Espírito. Torne-os professores cheios da verdade e guias confiáveis para todos sob seus cuidados. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Encha esta congregação com o Espírito Santo, para que, dia após dia, nossos corações, mentes, palavras e obras renasçam como instrumentos de sua vontade. Use-nos para levar o seu amor redentor para aqueles que mais precisam. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Oramos por viajantes, imigrantes e refugiados. Proteja-os de traficantes cruéis, falsas promessas e perigos mortais. Ajude nosso país a encontrar e promulgar maneiras sábias, eficazes, seguras e caridosas de acolher e assimilar aqueles que buscam uma vida melhor aqui. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Ensine e guie os líderes de todas as nações, especialmente a nossa. Ajude-os a preferir integridade e sabedoria ao fascínio do poder ou da popularidade. Tornai-os vigilantes e protetores para com aqueles que lhes são confiados. Guie-os em caminhos de justiça e retidão, e ajude-nos a todos a caminhar nesses caminhos. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Seja o escudo e a força daqueles que arriscam suas vidas em nosso favor. Não deixe que o pé deles seja movido. Livra-os do mal. Use-os para trazer segurança e ajuda em situações perigosas. Restaure-os para seus entes queridos quando sua tarefa estiver concluída. Concedei honra aos caídos, cura aos feridos; e paz a todos. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Cuide de todos que suportam dor, tristeza, medo, dúvida, solidão ou desespero, especialmente: {List}. Seja a sua sombra e abrigo. Dê esperança aos seus corações, saúde aos seus corpos, confiança às suas mentes e fé às suas almas. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Pai Celestial, obrigado por receber nossos amados entes queridos que partiram deste mundo para seus braços eternos. Mantenha-nos firmes na fé. Guia-nos através desta "terra estéril". Alimenta-nos com o Pão do Céu. Seja a nossa força e escudo. Quando pisarmos e estivermos a beira da Jordania (morte), que nossos medos ansiosos diminuam. Pela Cruz de Jesus, pouse-nos seguros ao lado de Canaã (vida eterna). Encha-nos de cânticos e louvores que, com todos os redimidos, cantamos para Ti para sempre. Senhor, em tua misericórdia, por favor, ouça a nossa oração. Em tuas mãos, gracioso Pai, entregamos todos por quem oramos, confiando na tua misericórdia; por amor de teu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

A SANTA CEIA:

O - O Senhor esteja convosco!

C - Ele está no meio de nós!

O - Elevem seus corações!

C - Ao Senhor os elevamos.

O - Rendamos graças ao Senhor, nosso Deus!

C - É digno e justo.

O -É de fato digno e justo, que em qualquer parte e sempre de novo manifestemos nossa gratidão e louvor a ti, ó Senhor, santo Pai, Deus Eterno e de todo o poder, mediante Cristo Jesus, o qual foi levantado na cruz,  dando salvação à humanidade, para surgir a vida onde existia a morte, vencendo a o pecado,  que nos separava de ti.

C - Por isso, juntando-nos ao louvor de todos os anjos e de todos os salvos de todos os tempos, cantamos: (Hino 146.4)

Santo, Santo, Santo!  Deus que és  sempre vivo, Reinas com poder sobre a terra, céus e mar. Santo, Santo,  Santo!  Justo e compassivo, És um só Deus e nosso Salvador!

T - Pai nosso, que estás nos céus...

PALAVRAS DA INSTITUIÇÃO DA SANTA CEIA:

Nosso Senhor Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e o deu aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei, isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória minha.

E semelhantemente também, depois da ceia, tomou o cálice, e, tendo graças, lho entregou, dizendo: Bebei todos deste, este cálice é o Novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós para a remissão dos pecados. Fazei isto, quantas vezes o berberes, em memória minha.

O: A paz do Senhor seja convosco para sempre!

C: Amém.

C: Cordeiro divino...

DISTRIBUIÇÃO: LS 031, Se aquela cruz falasse; HL 078; Eis na cruz pregado; HL 087, LS 034 – Contemplai na cruz pregado

AÇÃO DE GRAÇAS

T - Senhor Jesus, graças te damos por teu sacrifício redentor. Graças te damos pela tua Palavra e pelos Sacramentos, mediante os quais alcançamos os teus méritos.  Concede que em todo o mundo o teu nome seja glorificado.

    Fortalece os teus servos para que possamos viver em santidade e justiça todos os nossos dias, dando-te os frutos que compensam o teu penoso trabalho. 

    Mediante o teu próprio nome, ó Cristo, que, com o Pai e o Espírito Santo, és Deus de eternidade à eternidade. Amém.

SAUDAÇÃO

O – O Senhor seja convosco.

C – E com o teu espírito

BENEDICAMUS

O – Bendigamos ao Senhor.

C – Demos graças a Deus.

BÊNÇÃO

O: O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.  O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

TODOS: Amém, amém, amém.

HINO FINAL: LS 197 – Em paz e com perdão

Em paz e com perdão, despede a tua grei, que de alma e coração observa a tua Lei. Ensina-nos Senhor, em tua luz andar, viver em santo amor e sempre o praticar.

...