Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2019

CEL MARTINHO LUTERO - FESTA DA COLHEITA

A Congregação "Martinho Lutero" de Vale do Paraíso realizou no último dia 09 de junho o seu culto de Festa da Colheita.
   O Salmo 65 é um salmo muito especial para este momento e nos fala a respeito da festa da colheita, ou seja a gratidão do povo de Deus pelas bênçãos recebidas, não só materiais mas também espirituais.
   Neste salmo vemos o povo de Deus agradecendo primeiramente pelo perdão e salvação providenciados por Deus e depois então, louvam a Deus também pela chuva, pela colheita, pelo sustento garantido por onde Deus passa...
   Vemos no Antigo Testamento, que quando o povo de Israel finalmente entrou na terra prometida, Deus ordenou que os primeiros frutos da colheita fossem trazidos ao templo e colocados diante do altar - assim como vemos na foto ao lado, onde nós também trazemos ao altar de Deus frutos que Ele por sua graça nos concedeu. Um dos frutos mais importantes era o trigo. O primeiro feixe deveria ser trazido ao templo e colocado sobre o altar.
   Depois de uma jornada de 40 anos pelo deserto. O povo, agora com terra para plantar, podia cultivar o trigo e deste cereal fazer o pão e alimentar-se. Além de ser o principal alimento para o corpo, o pão fazia parte do culto e das ofertas no Antigo testamento.
   Hoje, o pão também faz parte do nosso culto. Só que ele é um pão especial. Não tem a finalidade de alimentar o corpo, mas a alma. É um pão com e sob o qual recebemos o corpo de Cristo para o perdão dos nossos pecados e fortalecer a nossa fé na salvação obtida na morte de Jesus na cruz e na sua ressurreição.
   Quando o povo tomou posse da terra prometida, plantou muitos pés de videira para produzir o vinho, muito usado nas festas, especialmente, na festa da Páscoa, ocasião em que a família se reunia para lembrar a história da escravidão no Egito e a milagrosa libertação com a passagem do Mar Vermelho e a triunfal entrada na terra de Canaã. Hoje o vinho é usado também em nosso culto, na santa ceia, assim como Cristo a instituiu.
  Que a nossa oração sempre seja: Obrigado Senhor Deus por tudo o que tens feito por nós e pela nossa salvação, e também por nos permitir trazer diante do teu altar os frutos que nos deste. Amém!pelcopo, Vale do Paraíso, ielb, ouro preto d'oeste, Colheita, gratidãopelcopo, Vale do Paraíso, ielb, ouro preto d'oeste, Colheita, gratidãopelcopo, Vale do Paraíso, ielb, ouro preto d'oeste, Colheita, gratidãopelcopo, Vale do Paraíso, ielb, ouro preto d'oeste, Colheita, gratidão

...