Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

JOÃO 1.43-51

João 1.43-51:

Versículo 45: "O fato de as profecias de todo o Antigo Testamento serem cumpridas em Jesus é parte do que João está propondo".[1]

Jesus achou a Filipe. Jesus foi em busca de Felipe. A NTLH traduz "foi procurar Felipe" e observa: "procurar é a palavra-chave. Quem começa a procurar é Jesus (vers 43) e logo outros passam a fazê-lo."[2] Felipe procura Natanael. O verbo grego usado é "eurisko" – achar ou descobrir. Quando se traduz por encontrar é encontrar algo que se procura. É Deus quem toma a iniciativa de "procurar" o pecado e não o pecador quem vai em busca de Deus.

"Jesus é aquele de quem Moisés escreveu" – outra maneira de dizer que ele é o Messias. João está constantemente mostrando que "o Antigo Testamento aponta para a vinda de Cristo".[3]

A preexistência do Verbo com relação a tudo (Jo 1.14) manifesta-se no seu encontro com as pessoas, pela anterioridade de seu olhar e a prioridade de seu chamado: "Antes que Filipe chama-lo, eu já tinha visto você debaixo da figueira" (Jo 1.48).

Versículo 49: Natanael também vê que em Jesus se cumprem as profecias do Antigo Testamento, quando exclamou: "Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". "Os pronomes pessoais enfáticos e a ligação de "Filho de Deus", com "Rei de Israel" mostram que João tem o Messias em mente".[4]

Elmer Teodoro Jagnow

[1] MORRIS, Leon. Teologia do Novo Testamento. Tradução Hans Udo Fuchs. São Paulo Vida Nova, 2003 , p. 273

[2] Bíblia de Estudo NTLH. Barueri, SP, SBB, 2005, p. 1057

[3] MORRIS, Leon. Id. Idem. , p. 274

[4] MORRIS, Leon. Id. Idem. , p. 273

ORAÇÃO 2 DOMINGO APÓS EPIFANIA, TRIENAL B

Santíssimo Deus e Senhor, trazemos a ti nosso louvor e agradecimento por podermos celebrar a manifestação do teu Filho Jesus, como nosso Senhor e Salvador.

Obrigado por tuas incontáveis bênçãos em nossa vida. Como sabes tudo a nosso respeito, estamos certos de que também conheces todas as nossas preocupações. Que elas estejam sob a tua proteção e cuidados.

Senhor Jesus, obrigado porque vieste ao mundo e aqui enxergaste a nossa situação de pecadores e perdidos. Para nos salvar, tomaste sobre os teus ombros o peso da cruz, que teve o peso dos nossos pecados. Desde o Batismo estamos unidos contigo. Por tua graça mantenha-nos unidos a ti e dá-nos coragem e alegria para testemunhar do teu amor para o mundo. E neste tempo da Epifania em que lembramos tua manifestação para o mundo, manifeste o teu poder e a tua bondade, sobre nossos pastores que atuam fora do Brasil. Dá-lhes sabedoria e coragem e usa os dons deles para levar o teu amor para os povos de outras línguas.

Ó Santo Espírito, continue chamando e enviando profetas para tornar conhecida a salvação por meio de Jesus Cristo. Mova muitos corações para aceitar o convite de vir e ver o Messias prometido. Que pela fé, possam um dia vê-lo face a face, no Reino que não terá fim. Afasta-nos de todo o mal e santifique a nossa vida, para que o nosso corpo seja sempre um templo teu.

Olha com bondade, Senhor, para aqueles que enfrentam dores e sofrimentos e para aqueles que sentem culpas e remorsos.  Envia-lhes compaixão e graça, a orientação e o consolo da tua Palavra. Aos que estão internados nos hospitais envia-lhes a cura e a restauração. E aos que não tem mais esperança de cura, conforta-os com a esperança da ressurreição para a Vida Eterna.

Oramos por aqueles que estão começando uma nova etapa na vida, seja no trabalho ou nos estudos. Abençoe o esforço deles e que possam, no futuro, colher os frutos.

Oramos em nome de teu Filho e nosso Salvador. Amém.

David Karnopp

...