Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de maio de 2023

CULTO PAROQUIAL - ESPECIAL DE PÁSCOA - CONFIRMAÇÃO LUTERANA

A Paróquia Cristo de Ouro Preto do Oeste, celebrou o Domingo de Páscoa deste ano, de forma muito especial, com o Culto Paroquial com liturgia tradicional II e também com o rito de Cerimônia de Confirmação*, onde 07 jovens professaram a sua fé publicamente em Cristo Jesus, o Ressuscitado!
Dentro da liturgia do culto, tivemos dança liturgia, canto coral da Congregação Cristo.
Fizeram a sua Confirmação os jovens: 
Dioclésio Kil Cardoso, filho de Délcio Cardoso e Edilaine Kil, membro da Comunidade Evangélica Luterana Paz, Distrito Santa Rosa - Vale do Paraíso, RO
Douglas Yuri Souza Moreirafilho de Doval Moreira e Andreia Souza, membro da Comunidade Evangélica Luterana Esperança, Mirante da Serra, RO
Fernando Reis Bardoino, filho de Agnaldo Bardoino e Fabíola Reis, membro da Comunidade Evangélica Luterana Martinho, Vale do Paraíso, RO
Hudson Gonçalves Hoffmann, filho de Adson Hoffmann e Vera Lúcia Gonçalves, membro da Comunidade Evangélica Luterana Esperança, Mirante da Serra, RO
Kevin Kil de Morais, filho de Reginaldo de Morais e Diana Kil, membro da Comunidade Evangélica Luterana Martinho, Vale do Paraíso, RO
Matheus T. dos Santos Knoblauch, filho de Armando Knoblauch e Ilma dos Santos, membro da Comunidade Evangélica Luterana Martinho, Vale do Paraíso, RO
Naiara Costa Moreira, filha e Nilton Cesar Moreira e Rosangela Costa, membro da Comunidade Evangélica Luterana Esperança, Mirante da Serra, RO

Após o culto festivo, foi servido um almoço.

* CONFIRMAÇÃO. É um rito da Igreja Luterana. É uma celebração de louvor a Deus. A Congregação reconhece as bênçãos espirituais concedidas aos confirmandos, particularmente, durante o período da instrução. A Congregação louva a Deus e intercede para que o Espírito Santo habilite estes adolescentes a permanecerem fiéis na fé e a crescer no conhecimento do Salvador Jesus Cristo.

No decorrer desta celebração, estes adolescentes confessam a fé na qual foram batizados e, posteriormente, instruídos. Confessam que a Bíblia é a Palavra de Deus e que o ensino da Igreja Luterana está fundamentado nela. Prometem permanecer fiéis ao Deus Triúno, com a ajuda do Espírito Santo. E afirmam dirigir a sua vida conforme os ensinamentos bíblicos, a continuar perseverantes no estudo da Palavra e a participar freqüentemente da Comunhão - A Santa Ceia.

Será que todos permanecem fieis ao que prometem perante Deus?

Três reverendos falavam de suas tentativas no combate aos morcegos que infestavam o forro das suas igrejas. O primeiro falou: “Comprei uma espingarda de pressão, mas o resultado que obtive foi um teto perfurado pelos chumbinhos.” O segundo disse: “Apanhei-os e coloquei-os num saco, amarrei-os bem e joguei-os num penhasco longe daqui. Mas, para minha decepção, os morcegos conseguiram libertar-se e retornar.” Então falou o terceiro reverendo: “Peguei os morcegos, batizei-os e confirmei-os. Depois disso, não os vi mais aqui na igreja.

Esta anedota retrata o que acontece com uma boa porcentagem dos jovens confirmados. São aqueles jovens que encaram a sua Confirmação apenas como um rito tradicional e social. Uma vez cumprido o compromisso da catequese e participado do festivo Culto de Confirmação, acham que nada mais têm a fazer ou a receber na Igreja. Que grande engano! E que desastroso pensamento!

Confirmação não significa despedida da igreja. Muito pelo contrário, é a continuação na igreja e, agora, com uma participação plena. Afinal, o jovem confirmado assume a fé em Cristo Jesus publicamente e faz a promessa de vive-la por toda a sua vida, sob o auxílio do Espírito Santo.

“Portanto, vejam bem como vivem. Não vivam como ignorantes, mas como sábios. Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.” Ef. 5.15,17. “E guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória.” Ap. 3.11.

Abaixo fotos do evento: 
Fonte: Ana Paula Maier

IELB OURO PRETO, RO
IELB - IGREJA LUTERANA DE OURO PRETO DO OESTE, RO
Dança liturgica, igreja Luterana de Ouro Preto do Oeste, RO
Congregação Luterana de Ouro Preto do Oeste, RO
IELB, Igreja Luterana de Ouro Preto do Oeste, RO
IELB, Igreja Luterana de Ouro Preto do Oeste, RO
Entrada dos confirmandos, IELB, Igreja Luterana de Ouro Preto do Oeste, RO
Confirmandos da Igreja Luterana, IELB OPO, RO
IELB, Igreja Luterana de Ouro Preto do Oeste, RO
Inicio do culto,
Coral Cristo
Sermão
Confirmandos
Ritual da Confirmação
Rito - Liturgia de Confirmação
Dioclésio Cardoso Kil
Douglas Yuri de Souza Moreira
Fernando Reis Bardoino
Hudson Hoffmann Gonçalves
Matheus dos Santos O. Knoblauch
Kevin Kil de Morais
Naiara da Costa Moreira
Liturgia, Confirmandos
Recebendo a Santa Ceia
Recebendo a Ceia pela primeira vez
Recebendo a Santa Ceia
Liturgia à Santa Ceia
Distribuição da Ceia
Coral Cristo, de Ouro Preto do Oeste, RO

TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS?

     Todos os caminhos levam a Roma. Eis aí uma expressão já surrada e antiga. Dá-nos a ideia de que todas as alternativas levam ao mesmo lugar, ao mesmo resultado. 

    Não por acaso. Nos tempos áureos do Império Romano, supõe-se que havia cerca de 80 mil quilômetros de estradas. Eram frutos de engenharia avançada para a época. Serviam como meios pelos quais os mensageiros levavam ordens e decretos a todas as partes do Império. 

    Assim, todos aqueles caminhos realmente levavam a Roma.

    Todos os caminhos levam a Roma. Todos os caminhos levam a Deus. Expressões parecidas, não é mesmo? 

    Refletem uma forma de se pensar Deus de uma forma genérica, ampla, geral. Todas as religiões levam a Deus. Toda forma de caridade e amor levam a alguma divindade. Toda prática do bem leva ao encontro de um ser superior. 

    Ah, e nesta forma de pensar, esta divindade pode até ser formatada de acordo com minhas convicções, gostos e amores. Bem ao estilo da sociedade líquida e pós-moderna.

    Enquanto a cultura popular vê que todos os caminhos levam a Deus, há alguém que se identifica como único caminho. Fora do qual, não há salvação. Jesus nos diz em João 14.6: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim". 

    Esta exclusividade choca. Não há outros meios. Não há outros caminhos. Apenas Jesus é fonte de perdão e salvação. 

    Com Jesus, estamos no caminho que nos dá vida eterna. Sem Jesus, estamos perdidos pelas estradas da vida em busca de algo que nunca iremos encontrar.

    Ainda há tempo de mudar. Arrependa-se dos seus pecados. Creia em Jesus. Sob a óptica da fé crista, o amor, as boas ações e a empatia não são caminhos que levam à salvação. São frutos da fé em Jesus, o caminho que já me coloca, aqui e agora, para dentro do Reino de Deus.

    Então fica a dica: em uma sociedade tão pluralista, falar que há um só caminho para o Pai pode trazer desconfortos. 

    Porém, é melhor estar na vida eterna por crer na exclusividade de Jesus como fonte de salvação do que estar no inferno por ter crido que todos os caminhos levam a Deus.

    Pastor Bruno Serves - CEL Cristo, Candelária-RS

...