Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de março de 2023

ORAÇÃO GERAL - DOMINGO DE RAMOS

            Bondoso Deus, Senhor e Pai, louvamos-te porque colocaste o peso dos nossos pecados sobre os ombros do teu Filho, que voluntariamente assumiu a punição deles, com a sua morte na cruz. Damos graças a ti porque a tua misericórdia dura para sempre.

Senhor Jesus, como pedra que os construtores rejeitaram, sofreste o desprezo e a incredulidade. No teu caminho, se não bastasse a humilhação, ainda foste levantado numa cruz, tudo por amor a nós. Que a certeza do teu amor, nos encha de alegria e nos capacite a ter o mesmo modo de pensar que tu tiveste.  Ajude-nos a viver para tua honra e glória e a servir ao teu Reino com o melhor da nossa vida.

Hoje também somos lembrados que vieste para ser nosso Rei. Bendito és tu que vens em nome do Senhor! Inclina-nos em arrependimento a ti para receber-te com hosanas. E que o teu reinado se estenda por todo mundo pela pregação do teu Evangelho. Protege a tua igreja nesta tarefa e defende-a dos poderes do mal. E pelo teu Santo Espírito, firma-nos em tua graça e mantém-nos no caminho que leva a ti. 

Assim como a tua hora chegou, também a nossa vida aqui é passageira. Não permita que, em nossa hora final, nos desesperemos. Ampara-nos e firma-nos na certeza de que és a ressurreição e a vida. Sabemos que estás conosco todos os dias e que jamais nos abandonas. Que esta certeza nos anime e nos dê consolo e paz em nossa hora final.

          Imploramos os teus cuidados para aqueles que passam por aflições e conflitos. Tira deles o peso que estão carregando. Que a tua mão também esteja sobre os que aguardam nos leitos dos hospitais, para que tenham esperança de cura. E aos que estão nos presídios pagando suas penas, tenham a oportunidade de conhecer o teu Evangelho que liberta para a vida eterna.

Oramos em nome do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

David Karnopp

HOSANA! HOSANA!

Hosana. Palavra que não habita tão costumeiramente em nosso dicionário. Habitual sim, para quem conhece a liturgia luterana, com seus cânticos litúrgicos. Há uma época do ano em que esta palavra ganha destaque O domingo de ramos. Vira o tom de um clamor. De um pedido. Afinal, hosana, em sua origem hebraica, significa “salva-nos, Senhor”. E é justamente com este clamor que Jesus é recebido em Jerusalém. No lombo de um jumentinho e recebido com ramos e festa, Jesus ouve daquele povo: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!”, conforme registra Mateus 21.9

 

Praticamente dois milênios se passaram desta cena. A sociedade hoje é outra. Cientificamente desenvolvida. Altamente tecnológica. Desbravando os mistérios do universo. Mas o ser humano, em sua raiz, continua o mesmo. Com suas mazelas, aflições e temores. Com seus vícios, fraquezas e barbáries. Com seu coração por vezes tão duro e revolto, por vezes tão solitário e vazio. E nesta sociedade líquida e pós moderna, o clamor precisa continuar acontecendo. Hosana. Salva-nos, Senhor

               

Diante de uma forma de pensar a vida cada vez mais distante do Senhor, com princípios que rasgam ao meio o que Deus disse que é certo e o que é errado, hosana. Diante de tanto ódio e violência, seja em uma escola, em um estádio de futebol, na rua, no lar, na rede social, só podemos dizer hosana. Diante de tanta dor e sofrimento por um amor acabado, por uma enfermidade severa, por um luto doloroso, hosana.

 

Mas, especialmente, diante de nós mesmos, na frente do espelho, analisando nossa vida e deixando a consciência nos acusar das falhas e erros mais profundos e escondidos, hosana. Salva-nos, Senhor, de nós mesmos. De nossas culpas não resolvidas. De nossos vícios. De nossos pecados favoritos. De nossa dureza de coração. Hosana.

 

O domingo de ramos nos convida a clamar, mas também a louvar aquele que veio em nome do Senhor. Domingo de ramos é a antessala da crucificação. Jesus está em direção ao Calvário. Lá, o Justo será sacrificado. Por nós. Para nós. Jesus é a resposta de Deus ao nosso hosana. Sempre foi. E sempre será. Jesus é nosso consolo. Jesus é nosso perdão. Jesus é nossa salvação. Jesus é nossa vida eterna.

 

Então fica a dica: hosana. Palavrinha tão rara. Mas tão presente em nossos lábios através de um salva-nos, Senhor. Hosana. Bendito aquele que já veio em nome do Senhor. Bendito aquele que voltará para salvar definitivamente o povo de Deus. Hosana.

 

 

Pastor Bruno Serves

Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB)

CIFRAS: HOSANA HEI

               E               A
Hosana, hei! Hosana há.

             A               B7             E

Hosana hei, hosana hei, hosana ha

               E               A
Hosana, hei! Hosana há.

             A               B7             E

Hosana hei, hosana hei, hosana há

 

             E                    A
Ele é o Cristo, é o unificador, 

                       B7                             E
É hosana nas alturas, é hosana no amor.

 

          E                                     A
Ele é alegria, é a razão do meu viver, 

                          B7                             E
É a vida de meus dias, é amparo no sofrer. 

HOSANA - VENCEDORES POR CRISTO

C   Dm    G  C          G7

Ho-sana, ho-sana ao Rei

C   Dm    G  C          G7

Ho-sana, ho-sana ao Rei

C    Dm   G  C          G7

Ho-sana, ho-sana ao Rei

 

C                              Dm              G 

Mantos e palmas espalhando vai o povo

                     C

alegre de Jerusalém

C                              Dm                G     

Lá bem ao longe se começa a ver o filho

                         C

de Deus que montado vem

     Am                      Em                 Dm7 

Enquanto mil vozes ressoam por aí hosana

           G          C

ao que vem em nome do

            Am                      Em               

Senhor com um alento de grande exclamação

       F                  D

prorrompem com voz

    F/G

triunfal.

 

C                                  Dm          G7      

Como na estrada de Jerusalém um dia

            C

também poderemos cantar

C                           Dm               G7

A Jesus cristo que virá outra vez para

                          C

levar-nos ao eterno lar

     Am                      Em                 Dm7 

Enquanto mil vozes ressoam por aí hosana

           G          C

ao que vem em nome do

            Am                      Em               

Senhor com um alento de grande exclamação

       F                  D

prorrompem com voz

    F/G

triunfal.

 

EBI - A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS

EBI - ENTRADA TRIUNFAL DE JESUSMATEUS 21.1-11 – A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS

░░░░░░░░░░░░░░░░░  O QUE DIZ A HISTÓRIA ░░░░░░░░░░░░░░░░

- Certa vez, num domingo, quando Jesus estava chegando à cidade de Jerusalém, pararam antes num povoado chamado Betfagé, que fica perto do Monte das Oliveiras. Dali, Jesus parou e enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: "Vão até o povoado que fica ali adiante. Logo que vocês entrarem, encontrarão uma jumenta presa e um jumentinho com ela. Desamarrem os dois e os tragam aqui. Se alguém falar alguma coisa, digam que o Mestre precisa deles. Assim deixarão vocês trazerem os animais". Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta tinha dito: "Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seu rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento e num jumentinho, filho de jumenta". Então, os discípulos foram e fizeram o que Jesus havia mandado. Levaram a jumenta e o jumentinho, jogaram as suas capas sobre eles, e Jesus montou. Da grande multidão que ia com eles, alguns estendiam as suas capas pelo chão, e outros espalhavam ramos cortados de árvores pelo caminho. Tanto os que iam à frente quanto os que estavam atrás começaram a falar em alta voz: "Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus, nas alturas dos céus". Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada, e o povo perguntava: "Quem é ele?" A multidão respondia: "Ele é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia".

░░░░░░░░░░░░░░░   EXPLICANDO O TEXTO   ░░░░░░░░░░░░░░░░░

- Jesus Cristo, modelo de servo. Não era bem esse "modelo" de Senhor que o povo de Jerusalém esperava. Ao receberem Jesus festivamente, não imaginavam que ali estava o Filho de Deus humildemente a caminho do sofrimento e morte por cada uma daquelas pessoas e também por nós.  Dias depois, os que louvaram Jesus também gritaram "Crucifica-o". Ainda hoje, há quem rejeita a Cristo e há quem espera e crê em outros "modelos de senhor". Ainda hoje, há quem resista a aceitar o modelo humilde de servir a Deus e servir ao próximo que Cristo nos ensinou. Erro grave e fatal. Segundo a Bíblia, não se pode ter dois senhores, ou dois modelos. Rejeitar a Cristo é rejeitar o amor e a salvação que Deus oferece em Jesus e, portanto, é trazer para si castigo e abandono eterno.

Jesus Cristo, modelo de servo. Jesus é modelo tão perfeito que se encaixa em qualquer situação: Jesus nos ensina a ser humildes, fieis e dedicados na igreja, na escola, no lar, no trabalho, nas amizades, no namoro e no casamento, na sociedade de uma forma geral. Jesus é o modelo ideal porque Ele foi perfeito, Ele foi supremo, Ele foi infalível ao sofrer, morrer e ressuscitar por nós, em nosso lugar. Jesus é o nosso modelo perfeito de Servo e Salvador.  Sejamos também servos humildes, fieis e dedicados a Jesus. Amém. 

 ░░░░░░░░░░░░░░░ ATIVIDADES - ESCOLINHA   ░░░░░░░░░░░░░░░░

1. Vamos deixar a coroa bem bonita para o Rei Jesus? Pinte-a

░░░░░░░░░░░░░░░░░   PARA CANTAR   ░░░░░░░░░░░░░░░░░░

::Se o Espírito de Deus se move em mim, eu canto como o Rei Davi! ::

:: Eu canto, eu canto, eu canto como o Rei Davi! ::

 :: Se o Espírito de Deus (...)Eu oro como o Rei Davi... ::

 :: Se o Espírito de Deus (...) Eu louvo como o Rei Davi! ::"

CIFRAS: 



HOSANA AO REI

"Mantos e palmas espalhando vai o povo alegre de Jerusalém.

Lá, bem ao longe, se começa a ver o Filho de Deus que, montado, vem Enquanto mil vozes ressoam por aí: Hosana ao que vem em nome do Senhor. Com um alento de grande exclamação, prorrompem com voz triunfal:  Hosana! Hosana ao Rei! Hosana! Hosana ao Rei!

Juntos na estrada de Jerusalém um dia também poderemos cantar

A Jesus Cristo, que virá outra vez, para levar-nos ao eterno lar!

CIFRA:



Hosana, hei! Hosana ha. 
Hosana hei, hosana hei, hosana ha. (2 X) 

Ele é o Cristo, é o unificador, 
É hosana nas alturas, é hosana no amor.


Ele é alegria, é a razão do meu viver, 
É a vida de meus dias, é amparo no sofrer. 

 CIFRAS

░░░░░░░░░░░░░░░░░    PARA MEMORIZAR ░░░░░░░░░░░░░░░░░░

 Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino do céu

mATEUS 5.3

░░░░░░░░░░░░░░░░░     ORAÇÃO     ░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░

Senhor, me ensina o que devo dizer a fim de animar os que estão cansados. Todas as manhãs, faça com que eu tenha vontade de ouvir com atenção o que a Bíblia vai dizer.  Senhor Deus, me dá entendimento, e eu não me revoltarei, nem fugirei de Ti."  Amém. (Isaias 50.4-5)

O ESPÍRITO DE DEUS REPOUSA EM MIM

   Dm                                                      A7                     Dm

O Espírito de Deus repousa em mim, e eu canto como rei Davi.

    Dm                                                     A7                     Dm

O Espírito de Deus repousa em mim, E eu canto como rei Davi.

     Gm         Dm          A7                     Dm

Eu canto, eu canto, eu canto como rei Davi.

     Gm         Dm          A7                     Dm

Eu canto, eu canto, eu canto como rei Davi.

 

   Dm                                                      A7                   Dm

O Espírito de Deus repousa em mim, e eu oro como rei Davi.

   Dm                                                      A7                   Dm

O Espírito de Deus repousa em mim, e eu oro como rei Davi.

       Gm          Dm         A7                 Dm

E eu oro, e eu oro, e eu oro como rei Davi.

       Gm          Dm         A7                 Dm

E eu oro, e eu oro, e eu oro como rei Davi.

 

   Dm                                                      A7                     Dm

O Espírito de Deus repousa em mim, e eu louvo como rei Davi.

   Dm                                                      A7                     Dm

O Espírito de Deus repousa em mim, e eu louvo como rei Davi.

       Gm             Dm            A7                    Dm

E eu louvo, e eu louvo, e eu louvo como rei Davi.

       Gm             Dm            A7                    Dm

E eu louvo, e eu louvo, e eu louvo como rei Davi.

...