IELB - OURO PRETO DO OESTE, RO: agosto 2025

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

EBI - JESUS ENSINA SOBRE A HUMILDADE

 BA↑XAR

Jesus, quando esteve aqui no mundo, sempre deu toda atenção às pessoas que estavam a sua volta. E essa atenção era dada de diferentes formas: conversas, respostas às perguntas, curas, exemplos, parábolas...

Num dia de sábado, Jesus curou um homem. Naquele tempo, havia uma lei que não se devia fazer nada no sábado. Jesus mostra que a saúde e o bem-estar das pessoas é mais importante do que certas regras que as pessoas colocam e usa um exemplo que mexe com os fariseus: “Se um filho ou um boi de algum de vocês cair num poço, será que você não vai tirá-lo logo de lá, mesmo que isso aconteça num sábado?”. E eles ficaram sem responder, porque, é claro, eles não deixariam um filho ou um boi seu dentro do poço.

Assim Jesus ensinava o povo da maneira mais simples, mas que convencia, e não deixava dúvidas. Em outra ocasião, Jesus observava como as pessoas escolhiam os seus lugares. Então, usando comparações, exemplos, para ficar mais claro, falou o seguinte:

– Quando formos convidados para uma festa de casamento, o melhor seria sentarmos no último lugar, pois quem nos convidou poderá nos chamar para um lugar melhor e isso nos deixaria muito felizes e honrados diante dos demais convidados. Agora, imaginem se fizermos o contrário? Chegamos à festa, bem felizes e escolhemos um lugar bem perto dos noivos! Aí, chega alguém da festa e diz que aqueles lugares estão reservados para outras pessoas, e nós, meio envergonhados, temos que sair dali e procurar outros lugares. Íamos ficar tristes, não é?

Jesus continua ensinando e aconselhando. Agora, fala ao homem que o havia convidado a tomar uma refeição em sua casa: – Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem.

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Liturgia: 11º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

 BA↑XAR

 BA↑XAR

SEJAM BEM VINDOS - IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL

Paróquia Bom Pastor – Brasil Novo, PA 

SAUDAÇÃO:

Chamamos bem-vindos a todos para este nosso culto de louvor e gratidão a Deus.  Ele que nos tem concedido mais uma semana de inúmeras bênçãos.  E uma das bênçãos é estarmos aqui reunidos para o fortalecimento da fé, através da Palavra e Sacramentos.

HINO: HL 168 – Abram esta linda porta!

INVOÇÃO:  

Oficiante: Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

Congregação: Amém.

CONFISSÃO DOS PECADOS E ABSOLVIÇÃO

Estimados irmãos, Cristo nos convida constantemente para depositarmos sobre Ele os nossos pecados, dizendo: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e u vos aliviarei” (Mt 11.28).  Confiando nesta promessa, queremos de corações humildes nos achegar perante o nosso Deus e Pai e dizer:

Congregação: Senhor Deus, Tu que sondas os corações e conheces os caminhos de cada um, venho diante de Ti com humildade, reconhecendo minhas falhas e pecados. Tu nos ensinaste que muitos tentarão entrar pela porta estreita, mas apenas aqueles que Te buscam com sinceridade e arrependimento verdadeiro serão recebidos. Perdoa-me, Senhor, por todas as vezes em que escolhi caminhos largos, por ter confiado em minha própria justiça e não na Tua graça. 

Confesso que muitas vezes ouvi Tua Palavra, mas não a pratiquei com fidelidade. Fui negligente em amar o próximo, em viver com compaixão, em buscar a santidade.

Não quero ser contado entre aqueles que dizem: “Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas”, mas que não Te conheceram de verdade. Desejo, Senhor, ser Teu discípulo, entrar pela porta estreita com o coração quebrantado e transformado.

Purifica-me, ó Deus, renova em mim um espírito reto, e guia-me no caminho da vida eterna. Que eu não apenas Te conheça de ouvir falar, mas que minha vida seja marcada pela intimidade contigo. Em nome de Jesus, meu Salvador e Redentor, eu oro e confesso. Amém.

Oficiante: Tendo cada um confessado os seus pecados e desejando o consolo do Espírito Santo, anuncio-vos o perdão de todos os pecados, para que tenhais alívio, graça e paz da parte de Deus, conforme a promessa de Jesus.  Ele diz “quem vem a mim, de modo nenhum fecharei a porta”

Os teus pecados estão perdoados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Congregação: Amém.

SALMO DO DIA: Salmo 50.1-15

HINO: Ls 189, Eu só  confio no Senhor

LEITURAS BÍBLICAS: Isaías 66.18-23; Hebreus 12.4-24; Lucas 13.22-30

HINO: LS 23 – Manso e Bondoso

Leitura do Evangelho: Lucas 13.22-30

Confissão de Fé

Todos.:           Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao inferno; no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

HINO: HL 331 – Ainda há lugar

Mensagem

Tema:

C – Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um voluntário espírito. Amém.

HINO OFERTAS – HL 227 – Demos com alegre som

ORAÇÃO GERAL

Amado Pai Celeste, obrigado por nos mostrar aquilo que o Senhor quer que façamos, mesmo quando que seja difícil para nós. Dá-nos força e graça para te adorar na beleza da santidade e compartilhar o teu amor, justiça e misericórdia com aqueles que mais precisam. Obrigado por estabelecer para nós um reino que nunca pode ser abalado. Senhor, em sua misericórdia, ouve nossa oração.

Pai Celeste nós humildemente oramos para que o Senhor discipline a Igreja que Tu amas. Coloque-a no caminho estreito de paz, santidade e verdade. Torne-a uma porta de confiança e aberta para o Teu amor curador e purificador, para que muitos possam entrar para oferecer um sacrifício de ação de graças pela salvação que o Senhor concedeu em Cristo. Senhor, em sua misericórdia, ouve nossa oração.

Toque os corações das pessoas reunidas aqui neste lugar e faça nossas palavras graciosas e nossas ações amáveis. Faz de nós um reino de sacerdotes, santo aos teus olhos; e uma família de servos, fielmente fazendo sua vontade. Senhor, em sua misericórdia, ouça ouve oração.

Junte os sofrimentos de sua Igreja perseguida aos de Cristo. Dê-lhe uma palavra graciosa de testemunho, verdade e perdão, para que seus perseguidores/torturadores se arrependam e sejam salvos. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.

Traga-nos a visão de Isaías de que todas as nações servirão e o adorarão. Dê aos líderes o desejo e os meios para realizar sua vontade de paz, retidão e justiça para todas as pessoas - especialmente os pobres e os que são devastados pela maldade humana ou desastre natural. Ajude todos nós a sermos verdadeiros amigos e bons vizinhos uns dos outros. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.

Senhor Deus, colocamos em tuas mãos nossas escolas, alunos, professores, funcionários. Dê-lhes alegria no aprendizado e diligência no estudo. Ajude seus professores e auxiliares a transmitirem amor verdadeiro os temas e disciplinas aplicadas. Faça deles disciplinadores gentis, mentores inspiradores e exemplos dignos para seus alunos. Ao mesmo tempo, que os alunos tenham a humildade de buscar aprender mais e acima de tudo, respeitando seus professores. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.

Conceda cura, esperança e força a todos que estão feridos no corpo, alma ou mente. Especialmente nos lembramos do: (.....). Em seu sofrimento, assegure-lhes sua presença amorosa; e dar-lhes tudo o que precisam para entrar em seus portões com ação de graças e em tudo dando-lhe louvores. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.

Pai muito, mantenha-nos fiéis e verdadeiros, santos e firmes, enquanto andamos pelo Caminho estreito estabelecido por teu querido Filho. Nos dê cura, esperança e alegria ao longo desse caminho; e nos ajude a encorajar e ajudar uns aos outros. Mantenha-nos em segurança no reino aqui e para o reino celestial que o Senhor prometeu a todos os que são e serão redimidos pelos sofrimentos de Cristo. E lá vamos ver o Senhor e todos os salvos, face a face, e experimentar a alegria indescritível de permanecer em seu amor para sempre. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.

Ouça nossas orações, Pai misericordioso, oferecido através do poder do Espírito; e para o bem do seu querido Filho, conceda-nos tudo o que está de acordo com a sua vontade misericordiosa, para a sua glória e para o bem do seu povo. Amém.

PAI NOSSO:

Liturgia da Santa Ceia

O – O Salvador convida “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Por isso, oramos: Senhor, nosso Deus, a ti agradecemos e rendemos louvores. Deste-nos acesso à vida Eterna em teu Filho Jesus Cristo que demonstrou ao mundo a força do seu amor, chamando pecadores para si e oferecendo seu corpo e sangue por sacrifício na cruz,

C – Graças e louvor a ti rendemos

O – Através da tua Palavra e na comunhão da tua casa nos concedes o livramento de todos os nossos pecados,

C – Graças e louvor a ti rendemos

O – tu nos dás unidade e paz e nos unes numa só igreja Cristã, a comunhão dos santos. Alegres nessa fé corajosos pela esperança e decididos para o amor, nós te agradecemos e adoramos juntamente com todos os anjos dizendo:

C – Santo, santo, santo é o Senhor Deus, Todo-Poderoso que era, que é e, que há de vir. Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja o louvor, a honra, a Glória e o poder para sempre. Amem.

INSTITUIÇÃO DA SANTA CEIA

O – Nosso Senhor Jesus Cristo...


PAZ DO SENHOR

O - A Paz do Senhor seja convosco para Sempre

C – Amém.

AGNUS DEI

T - Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo.

Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo.

Cordeiro divino, morto pelo pecador, a paz concede. Amém.

 DISTRIBUIÇÃO

 AÇÃO DE GRAÇAS

O – Estimados, mais uma vez Jesus nos serviu com o seu corpo e sangue, na Santa Ceia, perdoando os nossos pecados, fortalecendo a nossa fé, a fim de vencer as tentações e provações, permanecermos firmes na fé e sempre ouvirmos as preciosas lições que Jesus nos ensina.

O - Demos graças ao Senhor, oremos:

TODOS – A ti eternamente queremos pertencer, e a ti, Senhor potente, servir e obedecer. Senhor, fiel tu ficarás com tua grei remida. Vem dar–nos tu a paz.

BENÇÃO

O – A Graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão Do Espirito Santo estejam com todos vós. Amém.

HINO FINAL LV 088 – Vou louvar, vou cantar.

VISITANTES & AVISOS


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Liturgia - 10º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

 BA↑XAR

SEJAM BEM VINDOS - IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL
Paróquia Bom Pastor – Brasil Novo, PA
LITURGIA N° 4 - (tb p/ Oficiante leigo) 
SAUDAÇÃO
HINO: LS 062 = HL 177 – Ó terras todas celebrai
INVOÇÃO: 
O - Culto é festa, alegria, adoração e gratidão
C - Louvem ao Deus eterno! Cantem ao eterno uma nova canção, louvem a Deus na reunião dos seus adoradores fiéis! Alegre-se o povo de Israel por causa do seu criador. Fique contente o povo de Jerusalém por causa de seu rei, pois o Deus eterno fica contente com o seu povo e dá aos humildes a honra da vitória. 
O - Em nome do Pai. 
C - Que nos dá a vida, nos sustenta e ama de verdade: Aqui estamos para te adorar, louvar e glorificar. O - Em nome do Filho.
C - Que se humilhou e habitou entre nós, reconciliando - nos com o pai: - Aqui estamos para te adorar, louvar e glorificar. 
O - Em nome do Espírito Santo. 
C - Que procede do Pai e do Filho, que nos ilumina e conserva na verdadeira fé: - Aqui estamos para te adorar, louvar e glorificar.
O – Principia as tuas preces:
C - Este é o templo de teu Deus. Para os falsos interesses cerra gora os lábios teus. Fecha os olhos para o mundo, nossa luz fulgura aqui. Do Senhor o amor profundo pela fé habite em ti. São preciosos os momentos neste lar de paz e amor. Vem, eleva os pensamentos ao gracioso e bom Senhor. 
TODOS – Amém!

CONFISSÃO DOS PECADOS
O - Neste momento vamos nos lembrar de nossos erros, reconhecer nossos pecados, e nos achegar de Deus, nosso Pai. Vamos confessar tudo, em verdadeiro arrependimento e pedir que ele nos perdoe, por amor de seu Filho Jesus: 
C - Ó santo Deus, que és meu Pai celestial, sei que sou um pobre pecador e erro diariamente por pensamentos, palavras e atos. Sei também que provoco a tua ira e mereço o castigo aqui neste mundo e na eternidade. Por tudo isto fico muito triste e peço que me perdoes, por amor do teu Filho. E, pelo auxílio do teu Espírito Santo, quero mudar a minha vida. Amém. 
ABSOLVIÇÃO
O - Como é bom sabermos que os nossos pecados foram perdoados, graças ao amor de Deus, em Cristo Jesus. Confiemos na sua promessa e recebamos o perdão e a sua força para uma nova vida. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

SALMO: 118.81-88 Após a Leitura do Salmo: 
GLÓRIA PATRI: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Santo Espírito. Como era no principio, agora é e para sempre será. Amém. 
ORAÇÃO COLETA
HINO: LS 129 – A lei do Senhor é perfeita 
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS: Jeremias 23.16-29; Hebreus 11.17-12.3
HINO: LS 137=HL412 – A minha fé, Senhor
EVANGELHO: Lucas 12.49-56 
CONFISSÃO DE FÉ (Credo Apostólico) 
HINO: LS 091=245HL – Ó queremos sempre ouvir 
SERMÃO
OFERTÓRIO: C - Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me alegria da tua salvação e sustém-me com um voluntário espírito. Amém. 
HINO-OFERTAS:LS 086=HL219 – A Deus cantai louvores 
ORAÇÃO GERAL: Amado Pai Celestial, às vezes sua palavra nos desanima e nos perturba! Não gostamos de ouvir sobre o fogo divino, julgamento e divisão. Faça-nos corajosos e firmes em nossa fé. Dê-nos ouvidos para ouvir corretamente e corações para se arrependerem verdadeiramente. E dá-nos graça para que possamos mostrar os frutos da fé arrependida, para a tua glória e para a nutrição do teu povo. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Amado Pai Celestial, faça da sua Igreja uma testemunha fiel à sua Palavra de Lei e Evangelho. Quando se deve falar de fogo, julgamento ou pecado, faça-a com humildade e amor, mas também de forma honesta e destemida. Ajude-a a sempre apontar para Jesus, o autor e consumador da fé, e a única salvação, na qual o mundo precisa. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Amado Pai Celestial, renove a fé, aumente o zelo e fortaleça os atos de todos os membros de nossa congregação. Derrame o fogo purificador do seu Espírito Santo em nosso meio, para que tudo o que dizermos e fazermos esteja de acordo com a sua Palavra e para que, através de nós, sua vontade seja cumprida na vida de muitas pessoas. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Amado Pai Celestial, estamos cercados por uma nuvem de testemunhas fiéis, incluindo cristãos que são perseguidos em todo o mundo nesta era de “tolerância e diversidade”. Ajude-nos a ser fortalecidos e encorajados no seu amor. Dê-nos paciência e corações firmes; e através de nosso testemunho, combatamos o pecado e purifiquemos os corações daqueles que nos odeiam – e odeiam a ti. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Amado Pai Celestial, estabeleça sua paz entre as nações, tribos, famílias, escolas, organizações, igrejas e comunidades deste mundo. Senhor, nenhum plano ou projeto somente humano, pode curar as sementes da maldade e da violência em nossos corações. Assim, defende-nos, cura-nos, purifica-nos, orienta-nos e dirige todas as pessoas assim também os líderes em todos os esforços, para que de acordo com a sua vontade, bem comum prevaleça. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Amado Pai Celestial, para que a paz seja estabelecida, bons homens e mulheres devem arriscar-se a graves perigos para proteger vidas e a liberdade. Nós oramos por todos eles (bombeiros, polícia, etc..). Senhor, tranquilize as mentes e corações destes, e direcione suas decisões e ações, de modo que até mesmo lugares de caos e violência possam começar a conhecer uma medida de sua paz. Após o seu trabalho diário, traga-os em segurança para seus entes queridos e abençoe seus corações e vidas com a mesma paz. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Oramos por todos que são afligidos pelos poderes do pecado, do mal e da morte. Mais especialmente, lembramos dos (Lista)......Seja o Senhor, a esperança certa e fonte libertadora. Fortalece a fé nos tempos de provação. Traga-os em segurança para a comunhão daqueles que os amam e para uma comunhão mais próxima contigo. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Amado Pai Celestial, Tu chamastes nossos entes queridos falecidos aos seus cuidados. Lembra-nos sempre a tua promessa que fizestes a todos os fiéis que foram antes de nós: que "a Tua graça é o que nos basta." Mantenha nossa fé firme em ti e firme em sua excelente Palavra, até aquele dia em que o Senhor nos levará em seu seio para o seu Reino eterno, e nos fará ficar junto de ti com todos aqueles que foram sustentado por sua mão justa e onipotente. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. Ouça nossas orações, Pai misericordioso, oferecido através do poder do Espírito; e para o bem do seu querido Filho, conceda-nos tudo o que está de acordo com a sua vontade misericordiosa, para a sua glória e para o bem do seu povo. Amém.

PAI NOSSO: 
LITURGIA À SANTA CEIA
O – O Salvador convida “Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Por isso, oramos: Senhor, nosso Deus, a ti agradecemos e rendemos louvores. Deste-nos acesso à vida Eterna em teu Filho Jesus Cristo que demonstrou ao mundo a força do seu amor, chamando pecadores para si e oferecendo seu corpo e sangue por sacrifício na cruz, 
C – Graças e louvor a ti rendemos 
O – Através da tua Palavra e na comunhão da tua casa nos concedes o livramento de todos os nossos pecados, 
C – Graças e louvor a ti rendemos
O – tu nos dás unidade e paz e nos unes numa só igreja Cristã, a comunhão dos santos. Alegres nessa fé corajosos pela esperança e decididos para o amor, nós te agradecemos e adoramos juntamente com todos os anjos dizendo:
C – Santo, santo, santo é o Senhor Deus, Todo-Poderoso que era, que é e, que há de vir. Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro seja o louvor, a honra, a Glória e o poder para sempre. Amem.

INSTITUIÇÃO DA SANTA CEIA 
O – Nosso Senhor Jesus Cristo... 
PAZ DO SENHOR
O - A Paz do Senhor seja convosco para Sempre
C – Amém.
AGNUS DEI 
C - Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo. Cordeiro divino, morto pelo pecador, sê compassivo. Cordeiro divino, morto pelo pecador, a paz concede. Amém. 

DISTRIBUIÇÃO AÇÃO DE GRAÇAS
O – Estimados, mais uma vez Jesus nos serviu com o seu corpo e sangue, na Santa Ceia, perdoando os nossos pecados, fortalecendo a nossa fé, a fim de vencer as tentações e provações, permanecermos firmes na fé e sempre ouvirmos as preciosas lições que Jesus nos ensina. 

AÇÃO DE GRAÇAS
O - Demos graças ao Senhor, oremos: 
TODOS – A ti eternamente queremos pertencer, e a ti, Senhor potente, servir e obedecer. Senhor, fiel tu ficarás com tua grei remida. Vem dar–nos tu a paz. 
BENÇÃO 
O – A Graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão Do Espirito Santo estejam com todos vós. Amém.
HINO FINAL LS 169 = HL 403 – Conosco fica, ó Deus
VISITANTES
AVISOS

EBI - Lucas 12.49-56 - Jesus trouxe divisão?

 BA↑XAR

░░░░░░░░░░░░░░░ O QUE DIZ A HISTÓRIA ░░░░░░░░░░░░░░░ No tempo de Jesus, também havia preocupação com as condições do tempo, pois o tempo ou as condições do clima em geral também serviam naquela época, e ainda hoje, para orientar as pessoas que trabalham no campo, que preparam a terra para plantar tudo aquilo que as pessoas comem. Mas, havia algo mais. Como alguns de vocês disseram que gostam mais do sol, e explicaram suas razões, e outros optaram pela chuva, e também justificaram sua escolha, podemos ver que as opiniões não são sempre iguais. Aqui ninguém brigou por causa disso, mas, muitas vezes, as pessoas brigam por que suas opiniões não são sempre aceitas, e é isso que o texto de Lucas 12.49-56 nos fala hoje. Jesus disse que a sua Palavra traria divisões sobre a Terra, as famílias ficariam divididas, os pais brigariam com os filhos, os filhos ficariam contra os pais, as filhas, contra as mães, as noras, contra as sogras. Mas as divisões acontecerão por causa da Palavra de Deus, as pessoas muitas vezes não querem ouvir o que outra pessoa tem a falar sobre Jesus, por isso ficarão de mal e brigarão, ficando separadas umas das outras com a sua opinião, e pronto.
 ░░░░░░░░░░░░░░ O MAIS IMPORTANTE ░░░░░░░░░░░░░ Quem aqui gosta de ficar de mal com outra pessoa, com o coleguinha? É ruim, não é? Nós sentimos muito porque sabemos que não é isso que Jesus quer – ele ama a todas as pessoas, morreu e ressuscitou para que TODOS estejam um dia com ele no Céu. Pois bem, então aquele que conhece a Jesus deve procurar fazer algo para conquistar o outro ajudando-o a mudar seu modo errado de pensar; não adianta pensar diferente e ficar calado, ainda mais a respeito do que Jesus fez. Contudo, o cristão deve fazer isso sem tentar impor sua opinião, e sim agindo com amor, pedindo perdão se houve briga, se falou de maneira grosseira; deve abraçar o colega, fazer isso sem orgulho, pois um sozinho não briga, e assim, como diz o nosso versículo: “O Céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram” (Salmo 19.1). Ao olharmos para o Céu e para a natureza, notamos que as obras maravilhosas que existem só podem existir porque um ser Supremo as criou e cuida delas. Além de cuidar do lugar onde moramos, Deus também cuida de nossa alma a ponto de ter mandado o seu Filho para morrer em nosso lugar e triunfar sobre a morte, ressuscitando ao terceiro dia para garantir assim a salvação a todos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

UM DESEJO QUE TODO PAI...

    Todo homem transformado em pai deveria querer algo em especial. Falo de proporcionar aos seus filhos um lar melhor do que aquele no qual ele cresceu. Isso não tem nada a ver com engenharia civil, número de quartos ou bairros nobres. Isso tem a ver com a construção de um lar. É sobre conexão de pessoas. Longe de querer pontuar falhas dos pais lá no passado que, diga-se de passagem, em nada diminui nosso amor por eles, a ideia é formar filhos ainda mais saudáveis. Emocionalmente. Psicologicamente. Espiritualmente.    
    Há os homens que, quando meninos, cresceram em um lar emocionalmente seguro. Onde havia espaço para falar de sentimentos. Para abraçar. Para falar bobagem e se divertir. Mas também para ter aquela conversa depois de uma nota ruim na escola. Há os homens que cresceram em um lar onde havia tempo precioso para a Palavra de Deus. Devocionais familiares. Orar antes das refeições. Falar sobre histórias bíblicas. Ir ao culto. Não por obrigação, mas por prazer. Tenho certeza que o homem que cresceu em um lar assim vai replicar isso aos seus filhos. Ele sabe da importância de um lar emocionalmente seguro. E você já pensou que bênção se esse pai multiplica ainda mais isso aos seus filhos?
    Mas também há os homens que cresceram em um lar onde muitas coisas faltaram. Pode até ser a falta de recursos, em tempos difíceis. Mas existem faltas que deixam um rombo não no bolso, mas no coração. Falta de atenção. De presença. Do abraço. Do sentir-se à vontade para falar de sentimentos. Onde lágrimas precisavam ser engolidas. Onde houve negligência no tempo com a Palavra do Senhor. Indiferença à igreja cristã. Ausência em cultos. Falta de oração.  
    Um homem que saiu de um lar assim quer oferecer aos seus filhos o que ele não teve. Repito, isso não é sobre encher os filhos com presentes caros que, lá no passado, não aconteceram. Um homem forjado em um lar cheio de lacunas não quer que seus filhos experimentem isso. Seja na área emocional, afetiva. E especialmente, na fé cristã. Abençoado é o lar onde um pai constrói um lar melhor do que aquele onde ele cresceu. Um lar onde há tempo para a Palavra. Para os devocionais em família. Um lar que é uma continuidade do culto público lá na igreja.
    Pai, se você foi um homem formado em um lar seguro, aproveite. Replique isso aos seus filhos, para que um dia seus filhos repitam isso aos seus netos. Pai, se você foi um homem que saiu de um lar com falhas que te marcaram, aproveite. “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa”, nos diz a Palavra em 2 Co 5.17. Com a sabedoria que provém da fé cristã, um lar pode ser construído de forma segura emocionalmente. Para filhos. Para os pais.
    Então fica a dica: “se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la” (Salmo 127). Através de você, pai, o Senhor quer construir um lar saudável aos seus filhos.

LITURGIA: 9º Domingo após Pentecostes

 BA↑XAR