Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2024

ADEUS

Ah, como é difícil dizer adeus. Adeus, diz o recém aposentado para seus colegas e sua rotina de trabalho de uma vida inteira. Adeus, diz a mãe naquele abraço apertado na filha que está voando para fora do ninho em busca de seus sonhos. Tá certo, nem sempre dizer adeus é doloroso. Afinal, adeus também se diz com sorriso no rosto e com gratidão para as visitas de longe que já estão dentro do carro, rumando ao horizonte.
      Mas há um adeus que dói mais do que qualquer dor. É a dor das dores. É o adeus carregado de luto, sofrimento, lágrimas, questionamentos e porquês. E, como pastor, infelizmente já ouvi tanto deste adeus, balbuciado em meio a choros e lamúrias. Este adeus dói de forma intensa, latejando no coração, por vezes mais brando, por vezes de forma intensa e destruidora.
      Por mais que o adeus nos conduza a sentimentos de saudade e dor, quando mergulhamos na sua etimologia, vamos ver um brilho de consolo e paz – como os primeiros raios de sol que rompem um céu cinzento e pesado de inverno. Adeus significa, literalmente, a Deus, ou seja, entrego-te a Deus. Há quem diga que esta expressão tenha nascido do trabalho de religiosos que, há séculos, diante de uma enfermidade irreversível, utilizavam a frase "a Deus vos recomendo" como forma de despedida e de encomendação do moribundo. Algo que depois, no popular, resumiu-se a um simples adeus.
      Em um adeus podemos ter uma fagulha de consolo. Consolo que brota da própria Palavra de Deus, quando ela nos convida no Salmo 37.5: "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará". Adeus não é simplesmente dizer um "tchau, até mais". Adeus é literalmente um entregar a Deus e confiar nos seus cuidados. Adeus é entregar e confiar. Ele cuidará da nova etapa na vida. Ele cuidará da filha que está saindo de casa e dos pais que agora ficam diante do ninho vazio. Ele cuidará da viagem de retorno ao lar. Ele cuidará de tudo. Adeus é um exercício de confiança, não na nossa força, mas nos cuidados do SENHOR.
      Entregar a Deus nosso caminho, confiar, e ele tudo fará. Isto se aplica também ao adeus mais dolorido, o adeus banhado em luto. A Deus entregamos a vida que se foi e a dor que nos acompanhará. E o mais, ele fará. Ele nos consolará com sua Palavra e com calor humano. E, na ressurreição do salvador Jesus, o SENHOR já nos deu amostra do que fará. Ele irá ressuscitar todos os mortos. Os que creram serão salvos, os que o rejeitaram serão condenados. E então este adeus mais doloroso será plenamente consolado.
Então fica a dica: vivamos a vida nesta confiança. A Deus entregamos tudo e confiamos no seu cuidado. Mas lembre-se: sem Jesus, o adeus torna-se somente uma expressão vazia. Mas com Jesus, o adeus é algo que nos remete a graça e aos cuidados de Deus.
Rev. Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS

terça-feira, 23 de julho de 2024

FELIZ ANIVERSÁRIO, PASTOR

Feliz aniversário Pastor Vilson, lhe desejamos saúde 🥂que Deus o abençoe hoje e sempre com sabedoria, entendimento, força e fé para cuidar do rebanho levando a palavra que nos purifica . Deus abençoe sua vida em família e que o novo ano de vida seja de bênçãos. Parabéns!

segunda-feira, 15 de julho de 2024

CONSELHO DISTRITAL: BURITIS

Aconteceu mais uma Reunião Ordinária do Conselho Distrital do Distrito Alto Rio Madeira DARMA, desta vez, foi na Congregação Evangélica Luterana Cristo Redentor Buritis/RO, e após do a Reunião, realizou-se o Culto de Instalação do Pastor João Neri Fazioni.
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO
Conselho Distrital em Buritis, RO

BATISMO: MELISSA NUNES LENK

No dia 20 de junho, na Comunidade PAZ, de Santa Rosa, recebeu o Santo Batismo, a pequena Melissa Nunes Lenke, filha de Lucas Neimog Lenk e Dyce Nunes dos Santos Lenke. A Melissa tem como padrinhos, Daniela Dos Santos Rosa, Deividy nunes dos Santos, Aniba lenke e Nelia Neimog Lenke! Que Deus abençoe a Melissa, todos os dias!

terça-feira, 2 de julho de 2024

120 ANOS DA IELB, 53 ANOS DO DARMA

No dia 26 de junho, um grande evento marcou as comemorações dos 120 anos de atividades da Igreja Evangélica Luterana no Brasil e dos 53 anos da IELB em Rondônia. A solenidade aconteceu no auditório Amizael Gomes da Silva, da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, e contou com um culto festivo, seguido de sessão solene, que foi proposta e presidida pelo deputado Luizinho Goebel, membro da Congregação Concórdia, de Vilhena, RO.
A liturgia do culto foi dirigida pelo pastor Wendell Naitzel Siring, da Congregação Cristo, de Porto Velho, e pelos conselheiros distritais: pastor Marcio Romeu Gowert, do Distrito Rio Machado; pastor Miqueias Eller, do Distrito Alto Rio Madeira; e pastor Claudir Abentroth, do Distrito Vale do Guaporé. Os pastores Erivelton Butzke e Fernando Eller participaram com leituras do Antigo Testamento e da Epístola, respectivamente.
A mensagem foi dirigida pelo pastor Valci Sering, baseada em Mt 22,21: “Dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”, destacando que Igreja e Estado, são duas instituições divinas, que não podem ser fundidas, nem separadas, mas distinguidas e atuarem em cooperação mútua. A bênção final foi conduzida pelos 19 pastores presentes na celebração.
Houve também a participação da banda Estação da Fé, banda da Polícia Militar de Porto Velho, e do coral da Assembleia Legislativa de Rondônia. Cerca de 380 pessoas prestigiaram a solenidade, entre autoridades civis, representantes dos três poderes, membros da IELB de todo o Estado e outros convidados.
Após o culto, o deputado Luizinho Goebel abriu a sessão solene falando da importância da Igreja Luterana para o Estado de Rondônia, que já possui atuação na maioria dos municípios. Goebel lembrou dos desafios da IELB em Rondônia, desde a chegada do primeiro pastor até o atual momento, quando a igreja está fortalecida e presente em todas as regiões do estado.
Por fim, o depulado entregou aos pastores e representantes da IELB, duas placas comemorativas: uma pelos 120 anos da Igreja no Brasil, entregue ao pastor Miqueias Eller, representando o presidente da IELB, pastor Geraldo Valmir Schüler; e a outra pelos 53 anos de atuação em Rondônia, entregue ao pastor Marcio Gowert.
“Foi um dia de uma homenagem honrosa concedida pelo Estado em Rondônia, através da Assembleia Legislativa desse Estado, com propositura do Deputado Luizinho Goebel e aprovada por unanimidade por todos os parlamentares da casa. Que a honra e a glória sejam ao Governo Supremo, o Deus Triúno, o qual rege a Igreja e o Estado, em benefício da humanidade e da sua criação”, concluiu o pastor Valci Sering.

...